Girly Paradise Gifs Professora Sandra Bastos: Atividades
glitter graphics

domingo, 26 de setembro de 2010

Atividades

Palavras com r, RR e r entre vogais


1) Complete as frases com a palavra certa.



Lava – larva



a) Ontem eu vi no microscópio uma ________ de pernilongo.



b) A ________ escorria do vulcão com muita rapidez.







Cata – carta



c) Recebi uma ________ da Espanha.



d) A criança ________ as frutinhas que caíram no chão.



Forca – foca



e) Hoje eu vi uma _________ brincalhona nas águas do mar.



f) Brincamos a tarde toda com o jogo de ___________.



Fada – farda



g) O soldado vestia uma ________ impecável.



h) A _______ transformou a abóbora em carruagem.



Aranha – arranha



i) A teia da ________ficou cheia de pingos de orvalho.



j) A gatinha _________ a porta com suas unhas afiadas.



Caro – carro



k) O ________ passou o farol vermelho.



l) O jantar de ontem ficou __________.



Forra – fora



m) O jogador da camisa número 10 chutou a bola para ________.



n) a mamãe sabiá ________ o ninho de forma que ele fique bem fofinho. Enviar para o Twitter
Postado por Márcia S. P. às 13:44 0 comentários
Marcadores: Atividades de Lingua Portuguesa
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Atividades de Portuguesa - 4ª série



































































































































































































Revisando:

O discurso é direto quando são as personagens que falam. O narrador, interrompendo a narrativa, põe-nas em cena e cede-lhes a palavra.

No discurso indireto não há diálogo, o narrador não põe as personagens a falar diretamente, mas faz-se o intérprete delas, transmitindo ao leitor o que disseram ou pensaram.



1- Aprendemos o que é discurso direto e indireto, então relacione certo e coloque aspas no começo e no fim dos discursos.


( 1 ) Discurso direto
( 2 ) Discurso indireto

( ) A certo ponto da conversação, Glória me disse que desejava muito conhecer Carlota e perguntou por que não a levei comigo.

( ) Desejo muito conhecer Carlota - disse-me Glória, a certo ponto da conversa. Por que não a trouxe consigo?

( ) ... havia umas moças conhecidas, paradas à esquina da Rua da Ladeira. Ansioso de comunicação, disse-lhes eu: - Que crepúsculo fez hoje!
Respondeu-me uma delas:- Não, não reparamos em nada.

( ) Gritaram em volta que seguisse a dança.

( ) Dona Abigail sentou-se na cama, sobressaltada, acordou o marido e disse-lhe: - Sonhei que vai faltar feijão.

( ) Ela disse que deveria bastar, que ela não se atrevia a pedir mais




Habilidade 43 – Resume textos ouvidos ou lidos, preservando a idéia do autor.

1- Leia com atenção:

A lenda da mandioca

Em épocas remotas, uma jovem, filha de um pajé, foi expulsa de sua tribo e foi viver em uma cabana distante, por ter engravidado misteriosamente. Parentes levavam-lhe comida e assim a moça viveu até dar à luz um menino, muito branco a quem chamou de Mani.
A notícia do nascimento se espalhou, o grande chefe esqueceu as mágoas e foi visitar sua filha. O avô gostou muito do menino. Era uma criança muito bonita e logo se tornou muito amado por todos. Ao completar tr~es anos, porém, Mani morreu de forma misteriosa, sem nunca ter adoecido. A mãe enterrou o filho perto da cabana onde vivia e sobre ele chorou por horas seguidas. Mesmo com os cansados e cheios de lágrimas, ela viu brotar de lá uma planta que cresceu rápida e fresca.
De todas as aldeias, muitas pessoas vieram provar a planta de raízes grossas e brancas.
Desde então a mandioca passou a ser um importante alimento para todos.

Existem várias versões da lenda da mandioca. Na versão acima, quem dá origem à mandioca é um menino. Filho de uma índia.

2 – Reconte, com suas palavras, essa mesma lenda. No seu texto, porém, Mani, a criança da jovem índia, deve ser apresentada como uma menina.

A lenda da mandioca

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

bibliografia: Avaliação Externa – 4ª série – 2008
Habilidade 44 – Expressa por escrito e de forma original, suas opiniões e sentimentos em relação a um tema.

TEXTO DE OPINIÃO

Um texto de opinião ou opinativo é aquele no qual uma pessoa expõe o seu ponto de vista sobre um acontecimento ou uma idéia. Na imprensa escrita, encontra-se, geralmente, em colunas assinadas e a empresa jornalística não se responsabiliza pelo conteúdo dele.


1- Recorte, de jornais e/ou revistas, um texto de opinião e cole-o no espaço abaixo.




















2- Agora, escolha um assunto do seu interesse e faça o seu texto opinativo.














Bibliografia: Oficina de textos – volume 2 – 10 anos Enviar para o Twitter
Postado por Márcia S. P. às 21:04 0 comentários
Marcadores: Atividades de Lingua Portuguesa
Atividades diversas de Língua Portuguesa










































































































37- Emprega conectivos entre as idéias da frase.



1- Complete com os conectivos do quadrado.




A) Você vai para casa, _________ não se esqueça de estender as roupas.
B) João ____ Maria são irmãos.
C) Faltei a aula, ________ fiz todas as tarefas.
D) Ela não vai, __________ eu!
E) Eles virão aqui em casa. ________ arrume as coisas no lugar!


2- Faça uma frase para cada conectivo:


a) portanto -_________________________________________________________
b) mas -____________________________________________________________
c) porém-___________________________________________________________
d) e-________________________________________________________________
e) nem-_____________________________________________________________ Enviar para o Twitter
Postado por Márcia S. P. às 19:53 0 comentários
Marcadores: Atividades de Lingua Portuguesa
Emprego de Advérbios
Habilidade 35 – Emprega advérbios na produção de texto adequados ao contexto

Você já percebeu que:

• mas – indica oposição (porém/contudo)
• mais – indica quantidade, aumento (bastante/muito)

1- Agora complete as frases abaixo com mas ou mais.


a) A viagem para o Rio de Janeiro seria _________ cedo.
b) O pai queria que o filho se deitasse logo, __________ Nelsinho continuava a conversa.
c) __________ tarde a mãe explicou o que havia acontecido ao pai, __________ mesmo assim ele duvidou do filho.
d) A mãe foi ____________ detalhista que o filho.
e) O pai reclamou, _______ acabou tirando a avó da piscina.
Template Rounders modificado por ::Blogger'SPhera::
| 2008 |