Girly Paradise Gifs Professora Sandra Bastos: Banco de questões
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Banco de questões


ESCOLA JOÃO AMARO DE SOUZA
Educando com amor!
DISCIPLINA:  Inglês
Professor(a): Sandra Coelho Bastos
SÉRIE:
TURMA:
TURNO:
Aluno(a):
Nº:
Leia atentamente as questões e responda utilizando ao máximo os conteúdos apresentados em sala de aula, a leitura do material didático e os seus próprios conhecimentos adquirido ao longo dos anos de estudo.



1) Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª :
(1) Lion ( ) girafa
(2) tiger ( ) macaco
(3) giraffe ( ) leão
(4) cat ( ) cobra
(5) snake ( ) tigre
(6) monkey ( ) gato

2) No emporego do pronome pessoal  marque o pronome que é usado para objetos,animais ou coisas:
a.       I
b.      He
c.       She
d.      We
e.      It

3) O verbo Am na sua tradução é:
É ou está
São ou estão
Sou ou estou.

4-Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª: (4,0)
(1) Open                ( ) Levante
(2) Be quiet          ( ) Repita
(3) Listen              ( ) Escreva
(4) Sit down         ( ) Feche a janela
(5) Repeat            ( ) Abra
(6) Write              ( ) Fique quieto
(7) Stand up         ( ) Escute
(8) Close the window ( ) Sente-se

5- Marque com um X a resposta correta. Atenção: pode haver mais de umaresposta: (6,0)
Até o meio dia, dizemos: a) good afternoon b) good night c)good morning
 À tarde, dizemos:
 a) good afternoon
 b) good night
c) good morning


 Na despedida, podemos dizer:
a) so long
b) good-bye
 c) bye
 Quando no despedimos à noite, dizemos:
a) good night
 b) good evening
 c) good morning

 See you tomorrow, significa:
 a) adeus
b) até amanhã
c) bom dia

Saudação comum entre amigos:
a) hi
b) hello
 c) hallo

6)Quando encontramos alguém às 7:00 h da noite como devemoscumprimentá-la?
a-Good afternoon
b-Good bye
 c- Good night
d- Good evening

7) This is my mother, quer dizer:
a- Aquela é minha mãe.
 b- Esta é minha mãe.


8)- Marque a letra que somente contenha nomes de animais em inglês:
a- dog plane cat giraffe fish
b- lion tiger bird snake monkey
c- frog cat butterfly blue fish


9)Verbo To be significa :
a- ser/ fazer
b- gostar/ estar
 c- ser / estar
 d- ler/gostar

10)Complete as frases com am, is, are :
a-The book ________ on the table.
b-John and Gracy ________ friends


Good Test!!!!!

ESCOLA JOÃO AMARO DE SOUZA
Educando com amor!
DATA: ____/____/_____
PERÍODO
DISCIPLINA:  Português
Nota:
Professor(a): Sandra Coelho Bastos
SÉRIE: 6º
TURMA:
TURNO:
Aluno(a):
Nº:
Leia atentamente as questões e responda utilizando ao máximo os conteúdos apresentados em sala de aula, a leitura do material didático e os seus próprios conhecimentos adquirido ao longo dos anos de estudo.
1)Leia o texto e responda à questão.
O ELEFANTE
O Juquinha e outros dois garotos foram levados ao diretor do zoológico por causa de uma baita briga.
O diretor começa o interrogatório:
Quem é vo e por que está aqui?
Eu sou Juquinha e joguei amendoim nos elefantes. Então o diretor perguntou ao segundo:
     Quem é vo e por que está aqui?
Eu sou Joãozinho e joguei amendoim nos elefantes.
Então o diretor perguntou ao terceiro menino, que estava todo machucado:
Quem é vo e por que está aqui?
O texto é engraçado por quê?
A) Juquinha e seus amigos foram levados para o diretor do zoológico.
B) os meninos jogaram amendoim no elefante.
C) o terceiro menino tinha apelido de amendoim.
D)  o terceiro menino estava todo machucado.



2) Observe a tirinha abaixo:


O humor na tirinha é provocado porque:

A) Cascão o percebe a presença das moscas na sua cabeça.
B) Cascão ficou bravo.
C) Cascão não percebe a presença de sua amiga nica.
D) As moscas saem voando.








5º) Leia e responda:

O hábito da leitura
“A criança é o pai do homem”. A frase, do poeta inglês William Wordsworth, ensina que o adulto conserva e amplia qualidades e defeitos que adquiriu quando criança. Tudo que se torna um hábito dificilmente é deixado. Assim, a leitura poderia ser uma mania prazerosa, um passatempo.
Você, coleguinha, pode descobrir várias coisas, viajar por vários lugares, conhecer várias pessoas, e adquirir muitas experiências enquanto lê um livro, jornal, gibi, revista, cartazes de rua e até bula de remédio. Dia 25 de janeiro foi o dia do Carteiro. Ele leva ao mundo inteiro várias notícias, intimações, saudades, respostas, mas tudo isso só existe por causa do hábito da leitura. E aí, vamos participar de um projeto de leitura?

CORREIO BRAZILIENSE, Brasília, 31 de janeiro de 2004. p.7.

No trecho “Ele leva ao mundo inteiro várias notícias...” (? . 8), a palavra sublinhada refere- se ao
(A)carteiro.
(B) jornal.
(C) livro.
(D) poeta.

6ª) Relacione as colunas de acordo com o que você estudou :
(A)   SUBSTANTIVO SIMPLES
(B)   SUBSTANTIVO CONCRETO
(C)   SUBSTANTIVO ABSTRATO
(D)   SUBSTANTIVO PRÓPRIO
(E)    SUBSTANTIVO COLETIVO
(F)    SUBSTANTIVO PRIMITIVO
(G)  SUBSTANTIVO DERIVADO

(  ) O ânimo do aluno era evidente.
(  ) Na flora brasileira existem plantas raríssimas.
(  ) No Rio Tietê tem muitas poluições.
(  ) Na sala de jantar tem uma mesa redonda.
(  ) O fogaréu era enorme.
(  ) No armário da cozinha tinha vários tipos de faca.
(  ) A bruxa era muito malvada.

7 ) Pelas nossas convenções ortográficas, certas palavras são escritas com u, como pau e vau (trecho raso do rio ou mar); outras são grafadas com l, como tal e val (variante de forma verbal vale). Das opções abaixo, assinale a única em que a lacuna deve ser preenchida com a letra u e não com a letra l:
a) As crianças vão ma... da saúde. 
b) Quebrou o sa...to do sapato. 

3ª)Leia o texto:
Fandango (dança cultura popular)
É mais comum no sul e sudeste do país, principalmente no litoral. Os participantes formam rodas ou pares. Em algumas variações, os dançarinos arrastam os s, enquanto em outras, batem os s para marcar o ritmo. Para isso, os homens usam botinas com saltos ou tamancos de madeira. O acompanhamento musical é feito por viola, rabeca, pandeiro e sanfona. Nos estados do Nordeste, o fandango também é conhecido como marujada.

Fonte: Almanaque Recreio. São Paulo: Editora Abril. 2003. p. 92.

No trecho Em algumas variações, os dançarinos arrastam os pés, enquanto em outras,
batem os pés para marcar o ritmo”, as expressões em destaque dão ideia de:
A) Ordem. B) Modo. C) Causa.
D) Lugar.

4) Leia o texto abaixo:

O disfarce dos bichos
Você já tentou pegar um galhinho seco e ele virou bicho, abriu asas e voou? Se isso aconteceu é porque o graveto era um inseto conhecido como "bicho-pau". Ele é tão parecido com o galhinho, que pode ser confundido com o graveto.
Existem lagartas que se parecem com raminhos de plantas. E há grilos que imitam folhas.
Muitos animais ficam com a cor e a forma dos lugares em que estão. Eles fazem isso para se defender dos inimigos ou capturar outros bichos que servem de alimento.
Esses truques são chamados de mimetismo, isto é, imitação.
O cientista inglês Henry Walter Bates foi quem descobriu o mimetismo. Ele passou 11 anos na selva amazônica estudando os animais.

MAVIAEL MONTEIRO, JOSÉ. Bichos que usam disfarces para defesa. Folhinha, 6 nov.
O bicho-pau se parece com
(A)florzinha seca.
(B)folhinha verde.
(C) galhinho seco.
D) raminho de planta
c) Coloque uma pá de ca... na massa.
d) Não a...tênticou a fotocópia.
e) Entornou a ca...da do doce.

08) Sublinhe os substantivos das frases abaixo:
a)      O meu cachorro é preto.
b)      Carlos é um bom goleiro.
c)       Itu é uma cidade famosa.
d)      O Brasil tem uma nova presidente.


09) Em qual das alternativas abaixo ambas as palavras apresentam 8 letras e 6 fonemas ?
 A) gasolina – cochicho
 B) passarela - passeata
C) assessor – guitarra
 D) salsicha – caridade

10) Classifique as frases abaixo:
a)           Quem é vo e por que está aqui?
b)      Eu sou Juquinha e joguei amendoim nos elefantes.
c)       Cascão não percebe a presença de sua amiga nica.
d)      Novo penteado!
e)      Disse o Diretor do Zoológico vão para a minha sala agora.




 Estrutura e Formação das palavras - Exercícios com GabaritoFormação das palavras14 exercícios com gabarito. Estes fazem parte da série Questões de Concursos. Bons Estudos!
01. Assinale a opção em que nem todas as palavras possuem o mesmo radical:


a) noite, anoitecer, noitada;
b) luz, luzeiro, alumiar;
c) incrível, crente, crer;
d) festa, festeiro, festejar;
e) riqueza, ricaço, enriquecer.

02. A série em que os vocábulos enumerados se relacionam porque provêm da mesma raiz é:
a) florescer, flandres, florear;
b) pousada, aposentado, cômodo;
c) reger; regulamento; regra;
d) corte; percurso; correr;
e) angústia; ângulo; anjo.

03. Assinale oca única opção em que ocorre variante do radical:
a) dizer, dizes, dizia;
b) faço, fazes, façamos;
c) amaria, amavas, amou;
d) quero, queres, querias;
e) vência, venceste, vence.

04. Assinale a opção em que há erro na identificação do elemento mórfico grifado:
a) compostas: desinência de feminino;
b) quadrar: radical;
c) adotei vogal temática;
d) pareceram: vogal temática;
e) influência: desinência de feminino.

05. Vocábulo onde existe desinência de gênero:
a) segredo;
b) curiosidade;
c) força;
d) verbo;
e) alheia.

06. Assinale a alternativa sem desinência modo-temporal:
a) aplaudias;
b) acordou;
c) faltarás;
d) vendam;
e) cobrasses.

07. Assinale a opção em que o processo de formação de palavras está indevidamente caracterizado:
a) vaga-lume: composição;
b) cruzeiro: sufixação;
c) palmeira: sufixação;
d) irritação: sufixação;
e) baunilha: sufixação.

08. Indique a palavra que foge ao processo de formação de chape-chape:
a) zunzum;
b) reco-reco;
c) toque-toque;
d) tlim-tlim;
e) vivido.
09. Assinale a letra em que as palavras são formadas por derivação regressiva, derivação parassintética e composição por aglutinação, respectivamente.

a) neurose, infelizmente, pseudônimo;
b) ajuste, aguardente, arco-íris;
c) amostra, alinhar, girassol;
d) corte, emudecer, outrora;
e) pesca, deslealdade, vinagre.

10. Grupo de três palavras formadas por DERIVAÇÃO:
a) pesaroso, apelo (subst.), refazer;
b) pontapé, introduzir, cipoal;
c) decímetro, casamento, namoro (subst.);
d) cine, guarda-roupa, infiel;
e) infelizmente, amolecer,varapau.
11. Indique a opção em que foram utilizados processos de formação de palavras idênticos aos dos vocábulos plenilúncio / burocracia:

a) vaivém / saca-rolhas;
b) surdo-mudo / corre-corre;
c) aguardente / alcoômetro;
d) vaivém / automóvel;
e) planalto / vinagre.

12. Assinale a opção onde se indica erroneamente o processo de formação:
a) encontrável: derivação sufixal;
b) inesperado: derivação prefixal;
c) emudecer: derivação sufixal;
d) inaudível: derivação prefixal;
e) canto: derivação regressiva.

13. Assinale o vocábulo que apresenta o mesmo processo de formação de vaga-lume:
a) descobriu;
b) lembrança;
c) encantamento;
d) doçura;
e) fios-de-ovos.
14. Numere as palavras da primeira coluna conforme os processos de formação numerados à direita. Em seguida, marque a alternativa que corresponde à seqüência numérica encontrada:

( ) outrora (1) justaposição
( ) a caça (2) aglutinação
( ) pontapé (3) parassíntese
( ) planalto (4) derivação prefixal
( ) anoitecer (5) derivação regressiva.
( ) transcontinental
a) 4, 5, 2, 1, 4, 3;
b) 2, 3, 1, 2, 3, 4;
c) 1, 5, 2, 1, 4, 3;
d) 1, 5, 2, 1, 3, 4;
e) 2, 5, 1, 2, 3, 4.

GABARITO

1. B
2. C
3. B
4. E
5. E
6. B
7. E
8. E
9. D
10. A
11. C
12. C
13. E
14. E

40 exercícios sobre formação de palavras com gabarito

Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjwy2ookgd_HZ9CbGDK14syFVuAbOla-3oZ1teJcgEdbvv7Z0bPH5DvUkkIZ6lCP4sZqleQFLbU0bewkWMEEkbaIJ4O0_SUgTWoF7JFKHkSBv7BqTvwk2OLlz0UibIGszg76p0F7f3rO5vC/s320/heidi-taillefer-4_thumb%255B1%255D-783640.jpg
Faça os exercícios sobre o processo de formação das palavras e prepare-se para as provas finais. Os exercícios de processo de formação das palavras irão lhe ajudar a entender a matéria e desenvolver um raciocínio lógico.


1. (IBGE) Assinale a opção em que todas as palavras se formam pelo mesmo 
      processo:
      a) ajoelhar / antebraço / assinatura
      b) atraso / embarque / pesca
      c) o jota / o sim / o tropeço
      d) entrega / estupidez / sobreviver
      e) antepor / exportação / sanguessuga
   
 2. (BB) A palavra "aguardente" formou-se por: 
      a) hibridismo     d) parassíntese
      b) aglutinação     e) derivação regressiva
      c) justaposição
    
3. (AMAN) Que item contém somente palavras formadas por justaposição? 
      a) desagradável - complemente
      b) vaga-lume - pé-de-cabra
      c) encruzilhada - estremeceu
      d) supersticiosa - valiosas
      e) desatarraxou - estremeceu
    
4. (UE-PR) "Sarampo" é: 
      a) forma primitiva
      b) formado por derivação parassintética
      c) formado por derivação regressiva
      d) formado por derivação imprópria
      e) formado por onomatopéia
    
5. (EPCAR) Numere as palavras da primeira coluna conforme os processos de formação numerados à direita. Em seguida, marque a alternativa que corresponde à seqüência numérica encontrada: 
      ( ) aguardente     1) justaposição
      ( ) casamento     2) aglutinação
      ( ) portuário         3) parassíntese
      ( ) pontapé         4) derivação sufixal
      ( ) os contras     5) derivação imprópria
      ( ) submarino     6) derivação prefixal
      ( ) hipótese
      a) 1, 4, 3, 2, 5, 6, 1         d) 2, 3, 4, 1, 5, 3, 6
      b) 4, 1, 4, 1, 5, 3, 6         e) 2, 4, 4, 1, 5, 3, 6
      c) 1, 4, 4, 1, 5, 6, 6
    
6. (CESGRANRIO) Indique a palavra que foge ao processo de formação de chapechape: 
      a) zunzum         d) tlim-tlim
      b) reco-reco        e) vivido
      c) toque-toque
   
 7. (UF-MG) Em que alternativa a palavra sublinhada resulta de derivação imprópria? 
      Às sete horas da manhã começou o trabalho principal: a votação.
      Pereirinha estava mesmo com a razão. Sigilo... Voto secreto ... Bobagens, bobagens!
      Sem radical reforma da lei eleitoral, as eleições continuariam sendo uma farsa!
      Não chegaram a trocar um isto de prosa, e se entenderam.
      Dr. Osmírio andaria desorientado, senão bufando de raiva.
   
 8. (AMAN) Assinale a série de palavras em que todas são formadas por parassíntese: 
      a) acorrentar, esburacar, despedaçar, amanhecer
      b) solução, passional, corrupção, visionário
      c) enrijecer, deslealdade, tortura, vidente
      d) biografia, macróbio, bibliografia, asteróide
      e) acromatismo, hidrogênio, litografar, idiotismo
    
9. (FFCL SANTO ANDRÉ) As palavras couve-flor, planalto e aguardente são formadas por: 
      a) derivação         d) composição
      b) onomatopéia     e) prefixação
      c) hibridismo
    
10. (FUVEST) Assinale a alternativa em que uma das palavras não é formada por prefixação: 
      a) readquirir, predestinado, propor d) irrestrito, antípoda, prever
      b) irregular, amoral, demover e) dever, deter, antever
      c) remeter, conter, antegozar
    
11. (LONDRINA-PR) A palavra resgate é formada por derivação:
      a) prefixal         d) parassintética
      b) sufixal         e) imprópria
      c) regressiva
    
12. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que nem todas as palavras são de um mesmo radical: 
      a) noite, anoitecer, noitada     d) festa, festeiro, festejar
      b) luz, luzeiro, alumiar     e) riqueza, ricaço, enriquecer
      c) incrível, crente, crer
    
13. (SANTA CASA) Em qual dos exemplos abaixo está presente um caso de derivação parassintética? 
      a) Lá vem ele, vitorioso do combate.
      b) Ora, vá plantar batatas!
      c) Começou o ataque.
      d) Assustado, continuou a se distanciar do animal.
      e) Não vou mais me entristecer, vou é cantar.
    
14. (UF-MG) Em todas as frases, o termo grifado exemplifica corretamente o processo de formação de palavras indicado, exceto em: 
      a) derivação parassintética - Onde se viu perversidade semelhante?
      b) derivação prefixal - Não senhor, não procedi nem percorri.
      c) derivação regressiva - Preciso falar-lhe amanhã, sem falta.
      d) derivação sufixal - As moças me achavam maçador, evidentemente.
      e) derivação imprópria - Minava um apetite surdo pelo jantar.
    
15. (UF-MG) Em "O girassol da vida e o passatempo do tempo que passa não brincam nos lagos da lua", há, respectivamente: 
      a) um elemento formado por aglutinação e outro por justaposição
      b) um elemento formado por justaposição e outro por aglutinação
      c) dois elementos formados por justaposição
      d) dois elementos formados por aglutinação
      e) n.d.a




16. (UF-SC) Aponte a alternativa cujas palavras são respectivamente formadas por justaposição, aglutinação e parassíntese: 
      a) varapau - girassol - enfaixar
      b) pontapé - anoitecer - ajoelhar
      c) maldizer - petróleo - embora
      d) vaivém - pontiagudo - enfurece
      e) penugem - plenilúdio - despedaça
    
17. (UF SÃO CARLOS) Considerando-se os vocábulos seguintes, assinalar a alternativa que indica os pares de derivação regressiva, derivação imprópria e derivação sufixal, precisamente nesta ordem: 
      embarque
      histórico
      cruzes!
      porquê
      fala
      sombrio
      a) 2-5, 1-4, 3-6     d) 2-3, 5-6, 1-4
      b) 1-4, 2-5, 3-6     e) 3-6, 2-5, 1-4
      c) 1-5, 3-4, 2-6
    
18. (VUNESP) Em "... gordos irlandeses de rosto vermelho..." e "... deixa entrever o princípio de uma tatuagem.", os termos grifados são formados, respectivamente, a partir de processos de: 
      a) derivação prefixal e derivação sufixal
      b) composição por aglutinação e derivação prefixal
      c) derivação sufixal e composição por justaposição
      d) derivação sufixal e derivação prefixal
      e) derivação parassintética e derivação sufixal
    
19. (FURG-RS) A alternativa em que todas as palavras são formadas pelo mesmo processo de composição é: 
      a) passatempo - destemido - subnutrido
      b) pernilongo - pontiagudo - embora
      c) leiteiro - histórico - desgraçado
      d) cabisbaixo - pernalta - vaivém
      e) planalto - aguardente - passatempo
    
20. (UNISINOS) O item em que a palavra não está corretamente classificada quanto ao seu processo de formação é: 
      a) ataque - derivação regressiva
      b) fornalha - derivação por sufixação
      c) acorrentar - derivação parassintética
      d) antebraço - derivação prefixal  
      e) casebre - derivação imprópria
    
21. (FUVEST) Nas palavras: atenuado, televisão, percurso temos, respectivamente, os seguintes processos de formação as palavras: 
      a) parassíntese, hibridismo, prefixação
      b) aglutinação, justaposição, sufixação
      c) sufixação, aglutinação, justaposição
      d) justaposição, prefixação, parassíntese
      e) hibridismo, parassíntese, hibridismo
    
22. (UF-UBERLÂNDIA) Em qual dos itens abaixo está presente um caso de derivação parassintética: 
      a) operaçãozinha         d) assustadora
      b) conversinha         e) obrigadinho
      c) principalmente
   
23. (OBJETIVO) "O embarque dos passageiros será feito no aterro". Os dois termos sublinhados representam, respectivamente, casos de: 
      a) palavra primitiva e palavra primitiva
      b) conversão e formação regressiva
      c) formação regressiva e conversão
      d) derivação prefixal e palavra primitiva
      e) formação regressiva e formação regressiva
    
24. (UFF-RIO) O vocábulo catedral, do ponto de vista de sua formação é: 
      a) primitivo
      b) composto por aglutinação
      c) derivação sufixal
     d) parassintético
     e) derivado regressivo de catedrático


24. (PUC) Assinale a classificação errada do processo de formação indicado: 
      a) o porquê - conversão ou derivação imprópria
      b) desleal - derivação prefixal
      c) impedimento - derivação parassintética
      d) anoitecer - derivação parassintética
      e) borboleta - primitivo
   
25. (UF-PR) A formação do vocábulo sublinhado na expressão "o canto das sereias" é:
      a) composição por justaposição     d) derivação sufixal
      b) derivação regressiva         e) palavra primitiva
      c) derivação prefixal
   
26. (ES-UBERLÂNDIA) Todos os verbos seguintes são formados por parassíntese (derivação parassintética), exceto: 
      a) endireitar d) desvalorizar
      b) atormentar e) soterrar
      c) enlouquecer
   
27. (FUVEST) Assinalar a alternativa em que a primeira palavra apresenta sufixo formador de advérbio e, a segunda, sufixo formador de substantivo: 
      a) perfeitamente varrendo d) atrevimento ignorância
      b) provavelmente erro e) proveniente furtado
      c) lentamente explicação
   
28. (FUVEST) As palavras adivinhar - adivinho e adivinhação - têm a mesma raiz, por isso são cognatas. Assinalar a alternativa em que não ocorrem três cognatos: 
      a) alguém - algo - algum
      b) ler, leitura - lição
      c) ensinar - ensino, ensinamento
      d) candura - cândido - incandescência
      e) viver - vida - vidente
   
29. (FCMSC-SP) As palavras expatriar, amoral, aguardente, são formadas por: 
      a) derivação parassintética, prefixal, composição por aglutinação
      b) derivação sufixal, prefixal, composição por aglutinação
      c) derivação prefixal, prefixal, composição por justaposição
      d) derivação parassintética, sufixal, composição por aglutinação
      e) derivação prefixal, prefixal, composição por justaposição
    
30. (MACK) As palavras entardecer, desprestígio e oneroso, são formadas, respectivamente, por: 
      a) prefixação, sufixação e parassíntese
      b) sufixação, prefixação e parassíntese
      c) parassíntese, sufixação e prefixação
      d) sufixação, parassíntese e prefixação
      e) parassíntese, prefixação e sufixação
    
31. (FUVEST) Foram formadas pelo mesmo processo as seguintes palavras: 
      a) vendavais, naufrágios, polêmicas
      b) descompõem, desempregados, desejava
      c) estendendo, escritório, espírito
      d) quietação, sabonete, nadador
      e) religião, irmão, solidão
    
32. (TRE-ES) Quem possui inveja é: 
      a) invejozo d) invejoso
      b) invejeiro e) invejador
      c) invejado
   
33. (ETF-SP) Assinalar a alternativa que indique corretamente o processo de formação das palavras sem-terra, sertanista e desconhecido: 
      composição por justaposição, derivação por sufixação, derivação por prefixação e sufixação
      composição por aglutinação, derivação por sufixação e derivação por parassíntese
      composição por aglutinação, derivação por sufixação e derivação por sufixação
      composição por justaposição, derivação por sufixação e composição por aglutinação
      composição por aglutinação, derivação por sufixação e derivação por prefixação
    
34. (FUVEST) Assinalar a alternativa que registra a palavra que tem o sufixo formador de advérbio:
      a) desesperança         d) extremamente
      b) pessimismo         e) sociedade
      c) empobrecimento
   
35. (CESGRANRIO) Os vocábulos aprimorar e encerrar classificam-se, quanto ao processo de formação de palavras, respectivamente, em: 
      a) parassíntese - prefixação
      b) parassíntese - parassíntese
      c) prefixação - parassíntese
      d) sufixação - prefixação e sufixação
      e) prefixação e sufixação - prefixação
    
36. (PUC) Considerando o processo de formação de palavras, relacione a coluna da direita com a da esquerda: 
      ( 1 ) derivação imprópria         ( ) desenredo
      ( 2 ) prefixação             ( ) narrador
      ( 3 ) prefixação e sufixação         ( ) infinitamente
      ( 4 ) sufixação             ( ) o voar
      ( 5 ) composição por justaposição     ( ) pão de mel
      a) 3, 4, 2, 5, 1     d) 2, 4, 3, 5, 1
      b) 2, 4, 3, 1, 5     e) 4, 1, 5, 2, 3
      c) 4, 1, 5, 3, 2
   
 37. (ETF-SP) Assinalar a alternativa em que as duas palavras 
são formadas por parassíntese: 
      a) indisciplinado - desperdiçar
      b) incineração - indescritível
      c) despedaçar - compostagem
      d) endeusado - envergonhar
      e) descamisado - desonestidade


38. (ETF-SP) Assinalar a alternativa correta quanto à formação das seguintes palavras: girassol; destampado; vinagre; irreal. 
      a) sufixação; parassíntese; aglutinação; prefixação
      b) justaposição; prefixação e sufixação; aglutinação; prefixação
      c) justaposição; prefixação e sufixação; sufixação; parassíntese
      d) sufixação; parassíntese; derivação regressiva; sufixação
      e) aglutinação; prefixação; aglutinação; justaposição
    
39. (CESGRANRIO) As palavras esquartejar, desculpa e irreconhecível foram formadas, respectivamente, pelos processos de: 
      a) sufixação - prefixação - parassíntese
      b) sufixação - derivação regressiva - prefixação
      c) composição por aglutinação - prefixação - sufixação
      d) parassíntese - derivação regressiva - prefixação
      e) parassíntese - derivação imprópria - parassíntese
    
40. (PUC-RJ) A palavra engrossar apresenta o mesmo processo de formação de: 
      a) embalançar         d) encobrir
      b) abstrair             e) perfurar
      c) encaixotar


Gabarito

      1 - B   11 - C    21 - A   31 - D
      2 - B   12 - B    22 - D   32 - D
      3 - B   13 - E    23 - E   33 - A
      4 - C   14 - A    24 - C   34 - D
      5 - E   15 - C    25 - B   35 - A
      6 - E   16 - D    26 - D   36 - B
      7 - D  17 - C    27 - E    37 - D
      8 - A  18 - D    28 - C    38 - B
      9 - D  19 - B    29 - A    39 - D
      10 - E 20 - E    30 - E    40 - C 

QUESTÕES SOBRE ESTRUTURA DAS PALAVRAS


 1.Assinalar a alternativa correta. Na palavra “empedramento”.
   a) o sufixo é  ento     b) o prefixo é empe    c) o tema é pedra     d) o radical é emped.

2.Farejando apresenta em sua estrutura:
(a) radical farej -  vogal temática a — tema fareja — desinência ndo.
(b) radical far — tema farej — vogal temática e — desinência ndo.
(c) radical fareja — vogal temática a — sufixo ndo.
(d) tema farej — radical fareja — sufixo ndo.

3.Em “Temos que perder o macio inimaginável do sonho, sua diáfana gentileza de pés de lã, para ancorar no concreto.”   Os morfemas da palavra destacada estão devidamente identificados na alternativa:
 a) inimagin (radical), ável (sufixo)                    c) in (prefixo), imagin (radical), vel (sufixo)
 b) in (prefixo), imagin (radical) ável (sufixo)    d) ini (prefixo), magin (radical), vel (sufixo)

4.Quanto à estrutura das palavras, é incorreto afirmar que:
a) as desinências são morfemas que indicam as flexões das palavras variáveis da língua. São elas: nominais e verbais.
b) as vogais temáticas atuam como elemento de ligação entre o radical e as desinências.
c) radical é um morfema comum às palavras que pertencem a uma mesma família de significado.
d) vogal ou consoante de ligação é um morfema de origem não-eufônica, incapaz de facilitar    a  emissão vocal de determinadas palavras.

5.Em “.. conhecendo nosso medo...” ,o vocábulo sublinhado  apresenta em sua estrutura os seguintes elementos mórficos:
a) o radical conhece, o prefixo ndo.        
b) o radical ndo, o tema conhece, a vogal temática  e.
c) o prefixo com, o radical conhece,  a vogal temática e. a desinência ndo.
d) o radical conhec, a vogal temática e , o tema conhece , a desinência ndo.

6,Assinala  a alternativa em que a série de palavras contém  vogal de ligação:
a) Camoniano, lanígero, parisiense,  boquiaberto        
b) Vigarice, amiúde, vivissitude, paraíso
c) História, relógio, série, ária                                                          
d) Salsa, quase, contribuí, caí

7.Analise a forma verbal abaixo:
a)Desempenharíamos                     b)Garotadas
Radical:___________                           Radical:__________
V. Temática;_______                            Sufixo:___________
Tema:____________                           Des.Gênero: ______
DMT:____________                             Des.Número: ______
DNP:_____________
Prefixo:. __________

  c) Sacerdotisas                                 d) Infelicidade
Radieal:____________                       Radical:__________
Sufixo:_____________                       V. de Ligação:_____
Des. Gênero: ________                      Prefixo:__________
Des. de Número:_____                       Sufixo:___________

8. Numere de acordo e, depois, assinale a alternativa correta:

 (1) Radical .                                        (  ) ria                                a)4 — 2 — 1 — 3
 (2) Vogal temática                             (  ) a                                  b)3 — 4  -- 2 — 1.
 (3)Des. Modo -Temporal                  (  ) mos                             c)3----  2 — 4 ---1
 (4)Des. Número-Pessoal                  (  ) fal                                d)2 — 1 --- 4 ---- 3

9.Numere de acorda e assinale a alternativa correta.:
(1)Voga1 temática                                   (   ) cantei                    a)4 — 3 — 1 — 2
(2)Vogal de Iigação                                 (   ) cafeteira                b)3 — 4. — 1 — 2
(3)Variação de vogal temática               (   ) cadeiras                c)2 — 1 —  3 — 4
(4)Consoante de ligação                         (   ) mares                    d)3 — 1 — 4 — 2

10. Assinale a afirmativa errada com relação à análise morfológica da palavra desonrosa:
    a-(    ) O radical é onr.                    c-  (    ) O sufixo é -rosa.
    b-(    ) O prefixo é  des.                  d- (     ) O a final é desinência de gênero.

11. Relacione as duas colunas:
(     )  raiz, radical, tema                                     (1) elementos modificadores
(     ) prefixo, sufixo, desinência                        (2) elementos de ligação
(     ) vogal e consoante de ligação                  (3) elementos básicos e significativos

12.  A palavra tijolinho tem na sua estrutura mórfica os seguintes elementos:
a) prefixo, radical.                b) sufixo, radical.              c) radical, sufixo.
         d) prefixo, radical, sufixo.           e) radical, vogal de ligação, sufixo.

13. Desmontando as partes  componentes de repuséreis, não é verdadeiro que:
a) RE- é prefixo, indicando reiteração.                 
 b) PUS- é radical, dando o sentido básico para a palavra.
c) É- é vogal temática de um verbo de segunda conjugação.
d) RE- é sufixo modo-temporal do futuro do indicativo; transformado de -ra- para
-re- por inlluéncia da vogal fechada, seguinte.
e) IS é desinência número-pessoal, indicando dependência do verbo a um sujeito
oculto de segunda pessoa do plural.

14.Assinale o(s) item (itens) em que não houve erro quanto à análise:
1. menina (-a) desinência nominal de gênero.        
2. vendeste (-e-) vogal de ligação.
4. gasômetro (-ó-) vogal de ligação.                        
8. amassem (-sse) desinência modo-temporal16. cantaríeis (-is) =
desinência do imperfeito do   subjuntivo.      
32. cantar (canta) = tema.

15. Na forma verbal reconhece ( presente do indicativo):
 a)a vogal temática e aparece em todas as pessoas gramaticais
 b)a desinência número – pessoal da primeira pessoa do singular é idêntica à da terceira
c)a desinência número – pessoal da segunda pessoa do plural é s
d)a vogal temática e a desinência modo – temporal são ausentes em todas as pessoas gramaticais
e)a desinência modo – temporal é ausente em todas as pessoas gramaticais

Gabarito: 1-c, 2-a, 3-b, 4-d, 5-d, 6-a, 7-a)radical-empenh,vogal temáiica-a,tema-empenha, DMT-ria, DNP-moa, prefixo-des      b)radical-garot,sufixo-ad, des.gênero-a, des.número-s     c)radical-sacerdot, sufixo-is, des.gênero-a, des.número-s      d)radical-felic, vogal de ligação-i, prefixo-in, sufixo-dade   8-c, 9-b, 10-c, 11-3/1/2, 12-c, 13-d, 14-45(1,4,8,32), 15-c.

22 atividades de ortografia com gabarito
1- Indique a opção em que as três palavras estão grafadas corretamente:
a. Infernizar – radicalisar – catequisar
b. Avareza – pobreza – palidês
c. Atrazado – economisar – paralizar
d. Flecha – pretencioso – franceses
e. Escassez – limpidez – rapidez
2- Aponte o duplo erro ortográfico:
a. Escassez – limpidez
b. Realizar – catequizar
c. Flexa – mixto
d. Espontâneo – estranjeiro
e. Pretensão – exceção
3- Aponte o par que registre um erro de ortografia:
a. Privilégio – Geologia
b. Lijeiro – estrangeiro
c. Genro – honra
d. Misto – mistura
e. Pesquisar – analisar
4- Aponte a única sequência totalmente incorreta:
a. Empuxo – rouxinol – enxada
b. Excepcional – excesso – excessão
c. Contexto – extensão – extensivo
d. Realizar – agonisar – civilizar
e. Pretenção – compreenção – ascenção
5- Na palavra murcham, aparece o dígrafo ch representando o som que, às vezes, pode ser grafado com a letra x. Aponte qual alternativa em que tal som aparece corretamente grafado:
a. piche – inxar – xícara – flexa – bruxa
b. Cachumba – laxativo – xícara – inxar – pixe – xereta
c. Flexa – broche – pixe – inchar – caxumba – pixe – mexer
d. Broche – bruxa – picxe – xereta – flexa – inxar – penacho
e. Ficha – broche – xereta – xícara – bruxa – inchar – piche
6- Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente grafadas:
a. Assessores – exceção – incansável
b. Pretencioso – aspéctos – sossego
c. Excessivo – espontâneo – obseção
d. Quiserem – essência – impecílio
e. Obscecado – reinvidicação – repercussão
7- Preencha com x ou ch:
___ingar, _____iste, en____aqueca, mo____ila, ca____umba
a. ch – ch – ch – x – x
b. x – x – x – x – x
c. x- ch – x – ch – ch
d. x – ch – x – ch – x
e. x – x – x – cha – x
8- “Pedro e João apesar da antiga __________ sentaram-se juntos à mesa, comeram __________ E, depois, tomaram uma ________ de café. No entanto, não houve _________ de reconciliá-los.”
A alternativa que preenche corretamente as lacunas é:
a. rinxa – canjica – chicara – jeito
b. rinxa – canjica – xícara – geito
c. rixa – cangica – xícara – jeito
d. rixa – canjica – xícara – jeito
e. rixa – cangica – chícara – jeito
9- Assinale a frase de grafia incorreta:
a. Há necessidade de fiscalizar bem as provas.
b. A obsessão é prejudicial ao discernimento.
c. A pessoa obsecada nada enxerga.
d. Exceto Paulo, todos participaram da organização dos trabalhos.
e. Súbito, um rebuliço: a confusão era total.
10- Assinale a alternativa que preencha os espaços com a palavra grafada corretamente:
“Não se recebem mais ___________ de regalia. O _____________ entre os grupos levou-os à ___________ de todos os ____________”.
a. Excessos – consenso – extinção – privilégios
b. Exceçois – concenso – extinção – privilégios
c. Escessos – consenso – extinção – privilégios
d. Escessos – consenso – extinsão – previlégios
e. Exceços – consenso – extinção- previlégios
11- Assinale a alternativa que contém erro de grafia:
a. Herege – extático – montês
b. Extensão – destro – ironizar
c. Bueiro – despender – imersão
d. Empecilho – faxina – consenso
e. Excêntrico – pretensioso – excassez
12- Indique a alternativa em que todos os espaços devem ser preenchidos com a letra j:
a. o___eriza – cafa este – ___ente – gara___em
b. gor___eta – ultra___e – la___es – laran___eira
c. man___ericão – ___eito – here___e – verti___em
d. ti___ela – em___eitar – ___ ma___estade – vir___em
e. mon___e – lambu___em – boba___em – can___ica
13- Assinale a relação em que todas as palavras devem ser escritas co a letra indicada entre parênteses:
a. ___afariz – pra___e – me___er – Ca___imbo – en___ada (x)
b. pr___vilégio – ele distribu___ – discr___ção -___mpecilho – quas___ (i)
c. ma___iço – obse___ão – a___ucena – distor___ão (ç)
d. gor___eio – ultra___e – ___íria – ri___eza – re___eitar (j)
e. o jeri___a – finali___ar – prima___ia – sensate___ – bu___ina
14- Só não se completa com s:
a. improvi___ar
b. arra___ar
c. improvi___o
d. atra___ar
e. rego___ijo
15- Aponte a alternativa em que os termos estão corretamente grafados:
a. genitor – sugeitar – lajota – logista
b. laranja – lage – lajota – sujeito
c. laranja – alojamento – jesto – jestão
d. gestão – gesto – sujeito – sugeitar
e. laranja – laje – lajota – sujeito
16- indicar a vogal que completa corretamente os vocábulos:
a. I: d___stilar – pr___vilégio – cr___ação – ___sentaria
b. E: quas___ – ___mpecilho – cand___eiro – crân___o
c. O: cap___eira – g___ela – b___eiro – b___lir
d. U: táb___a – jab___ticaba – ch___isco – b___liçoso
e. I: s___quer – efetu___ – cr___ador – pát___o
17- “A mulher e os filhos (…) que se ajeitassem sozinhos.” Normalmente, escrevemos j antes de ei, o que, no entanto, não é uma regra categórica.
Assinale a sequência onde há emprego(s) indevido(s) de j:
a. gorjeio – jeito – trejeito
b. viajeiro – lisonjeiro – lijeiro
c. brejeira – nojeira – sujeira
d. queijeiro – laranjeiro – cervejeiro
e. granjeiro – lajeiro – igrejeiro
18- Em que caso todos os vocábulos são grafados com x?
a. __ícara – __ávena – pi__e – be__iga
b. __enófobo – en__erido – en__erto – __aveco – __epa
c. li__ar – ta__ativo – sinta__e – bro__e
d. bre__a – ni__o – em__ova – em__ergam
e. ê__tase _ e__torquir – __u__u – __ilrear
19- Há erro(s) de grafia na alternativa:
a. empecilho – crânio – sequer
b. terebintina – impigem – vultoso
c. previlégio – desinteria – polir
d. destilar – tossir – arrepiar
e. cumeeira – entronizar – molambo
20- Assinale a única alternativa que não apresenta erro de ortografia:
a. Indo atrás de uma esplêndida profissão, ele quis realizar-se.
b. Indo atráz de uma esplêndida profissão, ele quis realizar-se.
c. Indo atrás de uma explêndida profissão, ele quis realizar-se
d. Indo atrás de uma esplêndida profissão, ele quiz realizar-se.
e. Indo atrás de uma esplêndida profissão, ele quis realisar-se.
21- Assinale a única alternativa que não apresenta erro de ortografia:
a. Regina quis fazer uma viagem, mas o alforge que ia levar causava-lhe chacota por parte de conhecidos.
b. Regina quis fazer uma viajem, mas o alforge que ia levar causava-lhe chacota
por parte de conhecidos.
c. Regina quis fazer uma viagem, mas o alforje que ia levar causava-lhe chacota
por parte de conhecidos.
d. D- Regina quis fazer uma viagem, mas o alforge que ia levar causava-lhe
chacota por parte de conhecidos.
e. Regina quis fazer uma viagem, mas o alforge que ia levar causava-lhe chacota por parte de conhecidos.
22- Que frase apresenta um ou mais vocábulos escritos incorretamente?
a. Aos dezessete anos de idade, Aluísio já era extremamente extravagante.
b. Ao marquês e a toda a sua comitiva foi oferecido um esplêndido banquete.
c. Atualmente, as língua estrangeiras são ensinadas através de processos
audiovisuais.
d. A dispensa de alguns funcionários da seção de pessoal causou dissensão entre
os diretores.
e. Homem pretencioso, o ministro não conseguia disfarçar sua inexgotável presunção.
GABARITO
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
E
C
B
E
E
A
D
D
C
A
E

12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
B
E
E
E
D
B
B
C
A
C
E

1. Estão corretamente empregadas as palavras na frase:
a) Receba meus cumprimentos pelo seu aniversário.
b) Ele agiu com muita descrição.
c) O pião conseguiu o primeiro lugar na competição.
d) Ele cantou uma área belíssima.
e) Utilizamos as salas com exatidão.
2. Todas as alternativas são verdadeiras quanto ao emprego da inicial maiúscula, exceto:
a) Nos nomes dos meses quando estiverem nas datas.
b) No começo de período, verso ou alguma citação direta.
c) Nos substantivos próprios de qualquer espécie
d) Nos nomes de fatos históricos dos povos em geral.
e) Nos nomes de escolas de qualquer natureza.
3. Indique a única seqüência em que todas as palavras estão grafadas corretamente:
a) fanatizar - analizar - frizar.
b) fanatisar - paralizar - frisar.
c) banalizar - analisar - paralisar.
d) realisar - analisar - paralizar.
e) utilizar - canalisar - vasamento.
4. A forma dual que apresenta o verbo grafado incorretamente é:
a) hidrólise - hidrolisar.
b) comércio - comercializar.
c) ironia - ironizar.
d) catequese - catequisar.
e) análise - analisar.
5. Quanto ao emprego de iniciais maiúsculas, assinale a alternativa em que não há erro de grafia:
a) A Baía de Guanabara é uma grande obra de arte da Natureza.
b) Na idade média, os povos da América do Sul não tinham laços de amizade com a Europa.
c) Diz um provérbio árabe: "a agulha veste os outros e vive nua."
d) "Chegam os magos do Oriente, com suas dádivas: ouro, incensos e mirra " (Manuel Bandeira).
e) A Avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte, foi ornamentada na época de natal.
6. Marque a opção cm que todas as palavras estão grafadas corretamente:
a) enxotar - trouxa - chícara.
b) berinjela - jiló - gipe.
c) passos - discussão - arremesso.
d) certeza - empresa - defeza.
e) nervoso - desafio - atravez.
7. A alternativa que apresenta erro(s) de ortografia é:
a) O experto disse que fora óleo em excesso.
b) O assessor chegou à exaustão.
c) A fartura e a escassez são problemáticas.
d) Assintosamente apareceu enxarcado na sala.
e) Aceso o fogo, uma labareda ascendeu ao céu.
8. Assinale a opção cm que a palavra está incorretamente grafada:
a) duquesa.
b) magestade.
c) gorjeta.
d) francês.
e) estupidez.
9. Dos pares de palavras abaixo, aquele em que a segunda não se escreve com a mesma letra sublinhada na primeira é:
a) vez / reve___ar.
b) propôs / pu__ eram.
c) atrás / retra __ ado.
d) cafezinho/ blu __ inha.
e) esvaziar / e___ tender.
10. Indique o item em que todas as palavras devem ser preenchidas com x:
a) pran__a / en__er / __adrez.
b) fei__e / pi__ar / bre__a.
c) __utar / frou__o / mo__ila.
d) fle__a / en__arcar / li__ar.
e) me__erico / en__ame / bru__a.
11. Todas as palavras estão com a grafia correta, exceto:
a) dejeto.
b) ogeriza.
c) vadear.
d) iminente.
e) vadiar.
12. A alternativa que apresenta palavra grafada incorretamente é:
a) fixação - rendição - paralisação.
b) exceção - discussão - concessão.
c) seção - admissão - distensão.
d) presunção - compreensão - submissão.
e) cessão - cassação - excurção.
13. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente:
a) analizar - economizar - civilizar.
b) receoso - prazeirosamente - silvícola.
c) tábua - previlégio - marquês.
d) pretencioso - hérnia - majestade.
e) flecha - jeito - ojeriza.
14. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente:
a) atrasado - princesa - paralisia.
b) poleiro - pagem - descrição.
c) criação - disenteria - impecilho.
d) enxergar - passeiar - pesquisar.
e) batizar - sintetizar - sintonisar.
15. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente:
a) tijela - oscilação - ascenção.
b) richa - bruxa - bucha.
c) berinjela - lage - majestade.
d) enxada - mixto - bexiga.
e) gasolina - vaso - esplêndido.
16. Marque a única palavra que se escreve sem o h:
a) omeopatia.
b) umidade.
c) umor.
d) erdeiro.
e) iena.
17. (CFS/95) Assinalar o par de palavras parônimas:
a) céu - seu
b) paço - passo
c) eminente - evidente
d) descrição - discrição
18. (CFS/95) Assinalar a alternativa em que todas as palavras devem ser escritas com "j".
a) __irau, __ibóia, __egue
b) gor__eio, privilé__io, pa__em
c) ma__estoso, __esto, __enipapo
d) here__e, tre__eito, berin__ela
19. (CFC/95) Assinalar a alternativa que preenche corretamente as lacunas do seguinte período: "Em _____ plenária, estudou-se a _____ de terras a _____ japoneses."
a) seção - cessão - emigrantes
b) cessão - sessão - imigrantes
c) sessão - secção - emigrantes
d) sessão - cessão - imigrantes
20. (CFC/95) Assinalar a alternativa que apresenta um erro de ortografia:
a) enxofre, exceção, ascensão
b) abóbada, asterisco, assunção
c) despender, previlégio, economizar
d) adivinhar, prazerosamente, beneficente
21. (CFC/95) Assinalar a alternativa que contém um erro de ortografia:
a) beleza, duquesa, francesa
b) estrupar, pretensioso, deslizar
c) esplêndido, meteorologia, hesitar
d) cabeleireiro, consciencioso, manteigueira
22. (CFC/96) Assinalar a alternativa correta quanto à grafia das palavras:
a) atraz - ele trás
b) atrás - ele traz
c) atrás - ele trás
d) atraz - ele traz
23. (CFS/96) Assinalar a palavra graficamente correta:
a) bandeija
b) mendingo
c) irrequieto
d) carangueijo
24. (CESD/97) Assinalar a alternativa que completa as lacunas da frase abaixo, na ordem em que aparecem. "O Brasil de hoje é diferente, _____ os ideais de uma sociedade _____ justa ainda permanecem".
a) mas - mas
b) mais - mas
c) mas - mais
d) mais - mais
25. (CESD/98) Cauda/rabo, calda/açúcar derretido para doce. São, portanto, palavras homônimas. Associe as duas colunas e assinale a alternativa com a seqüência correta.
1 - conserto ( ) valor pago
2 - concerto ( ) juízo claro
3 - censo ( ) reparo
4 - senso ( ) estatística
5 - taxa ( ) pequeno prego
6 - tacha ( ) apresentação musical
a) 5-4-1-3-6-2
b) 5-3-2-1-6-4
c) 4-2-6-1-3-5
d) 1-4-6-5-2-3
26. (CFC/98) Assinalar o par de palavras antônimas:
a) pavor - pânico
b) pânico - susto
c) dignidade - indecoro
d) dignidade - integridade
27. (CFS/97) O antônimo para a expressão "época de estiagem" é:
a) tempo quente
b) tempo de ventania
c) estação chuvosa
d) estação florida
28. (CFS/96) Quanto à sinonímia, associar a coluna da esquerda com a da direita e indicar a seqüência correta.
1 - insigne ( ) ignorante
2 - extático ( ) saliente
3 - insipiente ( ) absorto
4 - proeminente ( ) notável
a) 2-4-3-1
b) 3-4-2-1
c) 4-3-1-2
d) 3-2-4-1
29. (ITA/SP) Em que caso todos os vocábulos são grafados com "x" ?

a) __ícara, __ávena, pi__e, be__iga
b) __enófobo, en__erido, en__erto, __epa
c) li__ar, ta__ativo, sinta__e, bro__e

d) ê__tase, e__torquir, __u__u, __ilrear

1 A / 2 A / 3 C / 4 D / 5 D / 6 C / 7 D / 8 B / 9 D / 10 E / 11 B / 12 E / 13 E / 14 A / 15 E / 16 B / 17 D / 18 A / 19 D / 20 C / 21 B / 22 B / 23 C / 24 C / 25 A / 26 C / 27 C / 28 B / 29 B

 

Ortografia - Exercícios com Gabarito


Descrição: exercícios-ortografia
Este post faz parte da série Questões de Concurso que preparei aqui para o [Português para Concurso]. Hoje trago 10 questões de Português sobre Ortografia. Parece um assunto bobo, mas quando começamos a fazê-las, percebemos que o assunto é cascudo.
Como sempre, se houver dúvida, postem-nas nos comentários e resolveremos juntos! Bom exercício!

1. (IBGE) Entre as opções abaixo, somente uma completa corretamente as lacunas apresentadas a seguir. Assinale-a: Na cidade carente, os .......... resolveram .......... seus direitos, fazendo um .......... assustador.

a) mendingos; reivindicar; rebuliço
b) mindigos; reinvidicar, rebuliço
c) mindigos; reivindicar, reboliço
d) mendigos; reivindicar, rebuliço
e) mendigos; reivindicar, reboliço

2. (IBGE) Assinale a opção em que todas as palavras se completam adequadamente com a letra entre parênteses:


a) en.....aguar / pi.....e / mi.....to (x)
b) exce.....ão / Suí.....a / ma.....arico (ç)
c) mon.....e / su.....estão / re.....eitar (g)
d) búss.....la / eng.....lir / ch.....visco (u)
e) .....mpecilho / pr.....vilégio / s.....lvícola (i)

3. (TRE-SP) Foram insuficientes as ....... apresentadas, ....... de se esclarecerem os ...... .


a) escusas - a fim - mal-entendidos
b) excusas - afim - mal-entendidos
c) excusas - a fim - malentendidos
d) excusas - afim - malentendidos
e) escusas - afim - mal-entendidos

4. (TRE-SP) Este meu amigo .......... vai ..........-se para ter direito ao título de eleitor.


a) extrangeiro - naturalizar
b) estrangeiro - naturalisar
c) extranjeiro - naturalizar
d) estrangeiro - naturalizar
e) estranjeiro - naturalisar

5. (TTN) Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente grafadas:
a) quiseram, essência, impecílio
b) pretencioso, aspectos, sossego
c) assessores, exceção, incansável
d) excessivo, expontâneo, obseção
e) obsecado, reinvidicação, repercussão
6. (FT) A alternativa cujas palavras se escrevem respectivamente com -são e -ção, como "expansão" e "sensação", é:


a) inven..... / coer.....
b) absten..... / asser.....
c) dimen..... / conver.....
d) disten..... / inser.....
e) preten..... / conver..

7. (U-UBERLÂNDIA) Das palavras abaixo relacionadas, uma não se escreve com h inicial. Assinale-a:


a) hélice
b) halo
c) haltere
d) herva
e) herdade

8. (EPCAR) Só não se completa com z:


a) repre( )ar
b) pra( )o
c) bali( )a
d) abali( )ado
e) despre( )ar

9. (EPCAR) Completam-se com g os vocábulos abaixo, menos:


a) here( )e
b) an( )élico
c) fuli( )em
d) berin( )ela
e) ti( )ela

10. (BB) Alternativa correta:


a) estemporanêo
b) escomungado
c) esterminado
d) espontâneo
e) espansivo

GABARITO

1. D
2. B
3. A
4. D
5. C
6. D
7. D
8. A
9. D
10. D

d) ê__tase, e__torquir, __u__u, __ilrear
1 A / 2 A / 3 C / 4 D / 5 D / 6 C / 7 D / 8 B / 9 D / 10 E / 11 B / 12 E / 13 E / 14 A / 15 E / 16 B / 17 D / 18 A / 19 D / 20 C / 21 B / 22 B / 23 C / 24 C / 25 A / 26 C / 27 C / 28 B / 29 B


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