Licenciatura em Pedagogia
É a área que trata dos princípios e métodos no ensino, na administração de escolas e na condução dos assuntos educacionais.
Perfil Profissional
O pedagogo preocupa-se em garantir e melhorar a qulidade da educação. Esse profissional tem dois grandes campos de atuação: administração e magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quando orientar educacionalmente os alunos. Em órgão do governo, estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o país. Em escolas, orienta e dirige os professores, com o objetivo de assegurar a qualidade do ensino. Também é ele quem verifica se os currículos estão sendo cumpridos e se conduzem com as leis educacionais. Acompanha e avalia, ainda, o processo de aprendizagem e as aptidões de cada aluno. Pode trabalhar também com portadores de deficiências físicas ou mentais, auxiliando em sua inclusão na sociedade ou com educação a distância.
Administração escolar: Gerenciar estabelecimentos de ensino, supervisionando o uso e manutenção nas intalações, além dos recursos humanos, materiais e financeiros necessários ao funcionamento.
Ensino: Lecionar nas quatro primeiras séries do ensino fundamental.
Educação especial Desenvolver material didático e ministrar aulas para crianças e adultos portadores de deficiência mental, visual, auditiva ou que apresentem outros problemas de continuação.
Orientação educacional: Dar assistência aos estudantes, orientando-os e ajudando-os no precesso de aprendizado, com o uso de métodos pedagógicos e psicológicos.
Pedagogia empresarial: Desenvolver projetos educacionais, sociais e culturais para empresas, ONGs e outras instituições privadas.
Supervisão educacional: Orientar professores e educadores e avaliar seu trabalho, para melhorar e garantir a qualidade do ensino.
Treinamento de recursos humanos: Desenvolver programas de treinamento para os funcionários de uma empresa.
Mercado de Trabalho
Os formados nessa área encontram trabalho principalmente em escolas públicas e particulares, da educação infantil até o ensino superior (para quem estiver pós-graduação). Prefeituras de todo Brasil abrem concurso público para contratar pedagogos. Em São Paulo, as vagas crescem no setor privado, por causa do aumento do número de escolas particulares nos últimos anos. Há oportunidades também para trabalhar na orientação educacional de indígenas e de pessoas com necessidades especiais e na criação de brinquedos e jogos pedagógicos. Brinquedotecas e creches, principalmente de empresas e de hospitais, costumam abrir vagas. Uma área que apresenta crescimento é a de treinamento de recursos humanos: empresas públicas, privadas e ONGs têm contratado esse profissional para atuar no treinamento e na capacitação de funcionários. Em editoras de livros, eles são procurados para acompanhar a produção dos livros infantis e, em emissoras de TV, atuam como consutores para garantir a qualidade dos programas infatis. Nesses casos, a cidade de São Paulo é a que mais abre portas.