Girly Paradise Gifs Professora Sandra Bastos: 06/01/2010 - 07/01/2010
glitter graphics

terça-feira, 15 de junho de 2010

A cidade com fundamentos

Abraão... peregrinou na terra da promessa... habitando em tendas... porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador. Heb. 11:8-10.

Alguns anos atrás, os editores de mapas dos Estados Unidos pesquisaram as condições de vida em todas as grandes cidades daquele país e chegaram à conclusão de que a cidade de Yuba, na Califórnia, tinha as piores condições. Por outro lado, Pittsburgh, na Pensilvânia, foi colocada como a melhor. Compreensivelmente, os habitantes de Yuba não ficaram felizes ao tomar conhecimento da pesquisa, e isso se justifica.

Não faz muito tempo, li que as cidades do mundo todo estão-se deteriorando rapidamente no aspecto físico. Em Nova Iorque, por exemplo, os canos que levam a água para a cidade estão num estado tão lamentável que, se eles se rompessem, a cidade enfrentaria uma catástrofe de grandes proporções. Substituí-los seria tão dispendioso, que essa solução foi posta de lado como virtualmente inviável.

Mas as cidades não estão enfrentando meramente a deterioração física. Estão declinando moral e espiritualmente também - e por infelicidade essa deterioração infecta as cidades pequenas do mesmo modo. Segundo uma pesquisa divina, feita nas grandes cidades da Terra há muitos anos, nenhuma delas é um lugar ideal para se viver - e o conselho é sair delas do modo mais rápido e prudente possível. (Ver o livrinho Vida no Campo, de Ellen G. White.)

Atente para estas palavras de conselho e advertência: "Nossas cidades estão se tornando cada vez mais ímpias, e cada vez mais se torna evidente que os que desnecessariamente nelas permanecem, fazem-no pondo em perigo a salvação de sua alma." - Vida no Campo, pág. 14.
A cidade na qual Abraão esperava morar tinha "fundamentos". Isso é entendido como referência à Nova Jerusalém (ver Apoc. 21). A Palavra de Deus nos assegura que "nela nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no livro da vida do Cordeiro". Apoc. 21:27.
Que prazer será viver naquela cidade! Nossa peregrinação aqui na Terra é o preparo para nos tornarmos habitantes daquela grande metrópole.

A Visão do Quadro Completo
Sois... edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo Ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito. Efés. 2:19-22.

Christopher Wren, o famoso arquiteto inglês que projetou a Catedral de S. Paulo, em Londres, caminhava certo dia pelo prédio em construção e perguntou a cada operário o que estava fazendo. Um deles disse que estava assentando tijolos; outro, que estava colocando os vitrais no lugar; outro ainda, que estava fazendo trabalho de carpintaria para a construção. Nenhuma das respostas foi a que o Sr. Christopher desejava ouvir.

Quando o grande arquiteto estava para deixar o local da construção, passou por um homem que misturava argamassa. Fez-lhe a mesma pergunta.

Erguendo-se acima de sua humilde tarefa, o operário respondeu com orgulho: "Estou construindo uma grande catedral, senhor!"

Que resposta! Que visão! Um artesão medíocre não via nada além da tarefa específica na qual estava envolvido, mas ali estava um homem que, embora executando um trabalho de subalterno, olhava para além da argamassa e conseguia divisar o quadro completo.

Quando eu era adolescente, cantávamos um hino intitulado "Construindo Para a Eternidade". A primeira estrofe era mais ou menos assim:

Com alegria ou tristeza, estamos edificando
um templo que o mundo pode nem ver;
o tempo não pode danificá-lo nem destruí-lo;
construímos para a eternidade. - N. B. Sargent

Quer nos demos conta, quer não, todos estamos envolvidos na construção de um templo. Nossa tarefa pode não parecer importante, mas segundo o nosso texto estamos moldando a vida para ocupar um lugar no templo espiritual de Deus. Pergunte a si mesmo assim como eu me pergunto: "Sou eu como os pedreiros comuns na construção da Catedral de S. Paulo ou como o misturador de argamassa, que captou a visão do quadro completo?"


domingo, 6 de junho de 2010

http://www.vestibular1.com.br/testes/game_reforma_ortografica.htm

Trovadorismo

01.  No inicio do século XIII, a intransigência religiosa arrasou a Provença e dispersou seus trovadores, mas  a lírica provençalesca já havia fecundado a poesia ocidental com a  beleza melódica e a delicadeza  emocional de sua poesia-música, impondo uma nova concepção do amor e da mulher.
a)Verdadeiro
b)Falso
02.  A canção associava o amor-elevação, puro, nobre, inatingível, ao amor dos sentidos, carnal, erótico; a  alegria da razão (o amor intelectual) à alegria dos sentidos.
a)Verdadeiro
b)Falso
03. Assinale a afirmação falsa:
a)O judeu Maimônides e o islamista Averróis são expressões do que as culturas dominadas produziram de  mais significativo na Península Ibérica
b)A cultura portuguesa, no século XII, conciliava três matrizes contraditórias: a católica, a islâmica e a hebraica
c)Pode-se dizer que a cultura portuguesa esteve desde seu início assentada na diversidade e na  contradição, do que resultaram alguns de seus traços positivos (miscibilidade, aclimatabilidade etc.) e  negativos (tendência ao ceticismo quanto a idéias, desconfiança etc.
d)A cultura católica, técnica e literariamente superior às culturas islâmica e hebraica, impôs-se naturalmente  desde os primórdios da formação de Portugal
e)A expulsão dos mouros e judeus e a Inquisição foram os aspectos mais dramáticos da destruição  sistemática que a cultura triunfante impôs às culturas opostas
04.  O primeiro trovador provençal foi Guilherme IX, da Aquitânia (1071-1127). Bernart de Ventadorn e aufre Rudel representam a poesia mais simples, facilmente inteligível; Marcabru, Raimbaut d´Aurenga e especialmente Arnault Daniel representam a poesia mais elaborada, com imagens e associações inesperadas, capazes de encantar os mais rigorosos exegetas, de Dante Alighieri a Ezra Pound.
a)Verdadeiro
b)Falso
05.  A Provença, região sul da França, chamada Langue d´Oc ou Languedo, foi o berço das primeiras  manifestações de uma lírica sentimental, cortês, refinada, que fazia da mulher o santuário de sua inspiração poética e musical
a)Verdadeiro
b)Falso
06.  A língua portuguesa não é falada:
a)em Macau e em dialetos crioulos de Goa, Damão, Sri Lanka (ex-Ceilao), Java e Málaca
b)no arquipélago de Cabo Verde, nas ilhas de São Tomé e Porto Príncipe, na Guiné-Bissau em Angola e em Moçambique
c)no Timor Leste, parte oriental da ilha de Timor, próxima da Oceania, mas que os mapas geopolíticos  atuais incorporam ao Sudeste Asiático
d)no arquipélago dos Açores e na Ilha da Madeira
e)em Gibraltar e nas Ilhas Canárias
07.  Enquanto no sul da Europa, nas proximidades do Mediterrâneo, alastrava-se o lirismo trovadoresco,  voltado para a exaltação do amor, para a vassalagem amorosa, no norte predominava o espírito  guerreiro, épico, que celebrava nas canções de gesta o heroísmo da cavalaria medieval.
a)Verdadeiro
b)Falso
08.  A poesia lírica dos provençais teve seguidores na França, na Itália, na Alemanha, na Catalunha, em Portugal e em outras regiões , onde também os temas folclóricos foram beneficiados com a forma mais  culta e elaborada que os trovadores disseminaram.
a)Verdadeiro
b)Falso
09. Assinale a afirmação falsa sobre as cantigas de escárnio e mal dizer:
a)Os alvos prediletos das cantigas satíricas eram os comportamentos sexuais (homossexualidade, adultério,  padres e freiras libidinosos), as mulheres (soldadeiras, prostitutas, alcoviteiras e dissimuladas), os  próprios poetas (trovadores e jograis eram freqüentemente ridicularizados), a avareza, a corrupção e a  própria arte de trovar
b)As cantigas satíricas perfazem cerca de uma quarta parte da poesia contida nos cancioneiros galego-  portugueses. Isso revela que a liberdade da linguagem e a ausência de preconceito ou censura  (institucional, estética ou pessoal) eram componentes da vida literária no período trovadoresco, antes de a repressão inquisitorial atirá-las à clandestinidade
c)A principal diferença entre as duas modalidades satíricas está na identificação ou não da pessoa atingida
d)Algumas composições satíricas do Cancioneiro Geral e algumas cenas dos autos gilvicentinos revelam a obrevivência, já bastante atenuada, da linguagem livre e da violência verbal dos antigos trovadores
e)O elemento das cantigas de escárnio não é temático, nem está na condição de se omitir a identidade do  ofendido. A distinção está no retórico do “equívoco”, da ambigüidade e da ironia, ausentes na cantiga de  maldizer.
10.  Foi o que ocorreu em Portugal e Galiza: a poesia primitiva, oral, autóctone, associada à musica e à coreografia e protagonizada por uma mulher, as chamadas cantigas de amigo, passaram a se beneficiar  do contato com uma arte mais rigorosa e mais consciente de seus meios de realização artística
a)Verdadeiro
b)Falso


 Gabarito do seu teste

01 - A             02 - A            03 - D            04 - A              05 - A
06 - E             07 - A            08 - A             09 - C             10 - A

Humanismo ou Pré Renascentismo

01.  (FUVEST-SP) Indique a afirmação correta sobre o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente:
a)A sátira é aqui demolidora e indiscriminada, não fazendo referência a qualquer exemplo de valor positivo
b)O moralismo vicentino localiza os vícios, não nas instituições, mas nos indivíduos que as fazem viciosas
c)É intricada a estruturação de suas cenas, que surpreendem o público com a inesperado de cada situação
d)É complexa a critica aos costumes da época, já que o autor primeiro a relativizar a distinção entre Bem e  o Mal
e)
ênfase desta sátira recai sobre as personagens populares mais ridicularizadas e as mais severamente punidas
02.  Sobre o Humanismo, assinale a afirmação incorreta:
a)Teve como centro irradiador a Itália e como precursor Dante Alighieri, Boccaccio e Petrarca
b)Retorna os clássicos da Antiguidade greco-latina como modelos de Verdade, Beleza e Perfeição
c)Associa-se à noção de antropocentrismo e representou a base filosófica e cultural do Renascimento
d)Denomina-se também Pré-Renascentismo, ou Quatrocentismo, e corresponde ao século XV
e)
Representa o apogeu da cultura provençal que se irradia da França para os demais países, por meio dos  trovadores e jograis
03. (FUVEST) Aponte a alternativa correta em relação a Gil Vicente:
a)Compôs peças de caráter sacro e satírico
b)Representa o melhor do teatro clássico português
c)Só escreveu peças e português
d)Escreveu a novela Amadis de Gaula
e)Introduziu a lírica trovadoresca em Portugal
04.  O Cancioneiro Geral não contém:
a)Trovas e vilancetes
b)Composições na medida velha
c)Sonetos e canções
d)Composições com motes e glosas
e)Cantigas e esparsas
05.  Leia com atenção o fragmento do Auto da Barco do Inferno, de Gil Vicente:
Parvo - Hou, homens dos breviários,
        Rapinastis coelhorum
        Et pernis perdigotorum
        E mijais nos campanários.
Não é correto afirmar sobre o texto:
a)Nesta fala, o Parvo está denunciando a corrupção do Juiz e do Procurador
b)Ao misturar um falso latim com palavrões, Gil Vicente demonstra a natureza popular de seu teatro e de seus canais de expressão
c)As falas do Parvo, como esta, sempre são repletas de gracejos e de palavrões, com intenção satírica
d)O latim que aparece na passagem é exemplo de imitação paródia dessa língua
e)Por meio de seu latim, o Parvo afasta-se de seu simplicidade, mostrando-se conhecedor de outra línguas
06.  (FUVEST-SP) Diabo, Companheiro do Diabo, Anjo, Fidalgo, Onzeneiro, Parvo, Sapateiro, Frade, Florença, Brísida Vaz, Judeu, Corregedor, Procurador, Enforcado e Quatro Cavaleiros são personagens do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente.
Analise as informações abaixo e selecione a alternativa incorreta cujas características não descrevam adequadamente a personagem
a)O Corregedor representa a justiça e luta pela aplicação integra e exata das leis; leva papéis e processos
b)O Frade representa o clero decadente e é subjugado por suas fraquezas: mulher e esporte; leva a amante  e as armas de esgrima
c)O Anjo, capitão da barca do céu, é quem elogia a morte pela fé; é austero e inflexível
d)O Diabo, capitão da barca do inferno, é quem apressa o embarque dos condenados; é dissimulado e irônico
e)O Onzeneiro idolatra o dinheiro, é agiota e usurário; de tudo que juntara, nada leva para a morte, ou  melhor, leva a bolsa vazia
07.  A obra de Fernão Lopes tem um caráter:
a)Histórico-literário, aproximando-se do moderno romance histórico, pela fusão do real com o imaginário
b)Basicamente histórico, pela fidelidade à documentação e pela objetividade da linguagem científica
c)Histórico-literário, pela seriedade da pesquisa histórica, pelas qualidades do estilo e pelo tratamento literário, que reveste a narrativa histórica de um tom épico e compõe cenas de grande realismo plástico, além do domínio da técnica dramática de composição
d)Essencialmente estético pelo predomínio do elemento ficcional
08.  Sobre o Humanismo, identifique a alternativa falsa:
a)Rejeita a noção do homem regido por leis sobrenaturais e opõe-se ao misticismo
b)Fundamenta-se na noção bíblica de que o homem é pó e ao pó retornará, e de que só a transcendência  liberta o homem de seu insignificância terrena
c)Em sentido amplo, designa a atitude de valorização do homem, de seus atributos e realizações
d)Designa tanto uma atitude filosófica intemporal quanto um período especifico da evolução da cultura ocidental
09. (FUVEST-SP) Caracteriza o teatro de Gil Vicente:
a)A elaboração requintada dos quadros e cenários apresentados
b)A busca de conceitos universais
c)A obra escrita em prosa
d)A preocupação com o homem e com a religião
e)A revolta contra o cristianismo
10.  Sobre a poesia palaciana, assinale a alternativa falsa:
a)A diversidade métrica da poesia trovadoresca foi praticamente reduzida a duas medidas: os versos de 7  sílabas métricas (redondilhas menores)
b)A utilização sistemática dos versos redondilhas denominou-se medida velha, por oposição à medida nova, denominação que recebemos os versos decassílabos, trazidos da Itália por Sá de Miranda, em  1527
c)A poesia palaciana foi compilada em 1516, por Garcia de Resende, no Cancioneiro Geral, antologia que  reúne 880 composições, de 286 autores, dos quais 29 escreviam em castelhano. Abrange a produção  poética dos reinados de D. Afonso V (1438-1481), de D. João II (1481-1495) e de D. Manuel I – O  Venturoso (1495-1521)
d)É mais espontânea que a poesia trovadoresca, pela superação da influência provençal, pela ausência de  normas para a composição poética e pelo retorno á medida velha
e)A poesia, que no trovadorismo era canto, separa-se da música, passando a ser fala. Destina-se à leitura  individual ou à recitação, sem o apoio de instrumentos musicais


 Gabarito do seu teste

01 - B             02 - E            03 - A            04 - C              05 - E
06 - A             07 - C            08 - B             09 - D             10 - D

Classicismo

01.  Identifique a alternativa que não contenha ideais clássicos de arte:
a)Liberdade de criação e predomínio dos impulsos pessoais
b)Formalismo e perfeccionismo
c)Universalismo e racionalismo
d)Valorização do homem (do aventureiro, do soldado, do sábio e do amante) e verossimilhança (imitação  da verdade e da natureza)
e)Obediência às regras e modelos e contenção do lirismo
02.  (MACKENZIE-SP) Sobre o poema Os Lusíadas, é incorreto afirmar que:
a)na Invocação, o poeta se dirige às Tágides, ninfas do rio Tejo
b)Na ilha dos Amores, após o banquete, Tétis conduz o capitão ao ponto mais alto da ilha, onde lhe  descenda a “máquina do mundo”
c)quando a ação do poema começa, as naus portuguesas estão navegando em pleno Oceano Índico,  portanto no meio da viagem
d)É composto em sonetos decassílabos, mantendo em 1.102 estrofes o mesmo esquemas de rimas
e)Tem como núcleo narrativo a viagem de Vasco da Gama, a fim de estabelecer contato marítimo com as Índias
03. Não são modalidade da medida nova:
a)soneto e ode
b)terceto e oitava
c)écloga e sextina
d)canção e elegia
e)trova e vilancete
04.  Os Lusíadas - Luís de Camões -  O discurso do “Velho Restelo” está em oposição a certas concepções dominantes na sociedade portuguesa da época dos grandes descobrimentos, expressas pelo discurso que exalta a empresa navegadora posta em marcha pela Coroa Lusitana.
Qual das alternativas abaixo justifica a afirmação:
I) Esse velho, descontente com o empreendimento português de buscar do mundo novas partes, destrói ponto por ponto os ideais que levaram à epopéia das grandes navegações. Começa por desmitificar o ideal da fama, dizendo que ela nada mais é que a vontade de poder, fraude com que os poderosos atiçam as massas para fazê-las apoiar sua política expansionista.
II) “Chamam-te Fama e Glória soberana / Nomes com que se o povo néscio engana. Esse desejo de mandar só produz danos. Mostra que o projeto ultramarino será um desastre para a sociedade portuguesa, ocasionando o despovoamento e o enfraquecimento do país, já que os homens válidos estarão mortos ou em outras terras e, em Portugal, estarão os velhos, as mulheres, os órfãos.
III) Para ele, a empresa navegadora produzirá somente pobreza, adultério, desamparo. Execra ainda os chamados heróis civilizadores, aqueles que fizeram progredir a  sociedade humana, por exemplo: Prometeu, que roubou o fogo do céu e deu aos homens; Dédalo, grande arquiteto que fabricou para seu filho Ícaro umas asas, presas com cera nos ombros, com cujo auxílio pretendeu voar. Considera todo avanço técnico intrinsecamente mau, porque ocasionam a ruína de seus empreendedores.
a)I e II
b)I, II e III
c)I e III
d)II
e)II e III
05.  O Classicismo propriamente dito, tem por limites cronológicos, em Portugal, as datas de:
a)1527 e 1580
b)1502 e 1578
c)1198 e 1434
d)1500 e 1601
e)1434 e 1516
06.  (FUVEST-SP) Na Lírica de Camões:
a)a mulher é vista em seus aspectos físicos, despojada de espiritualidade
b)encontra-se uma fonte de inspiração de muitos poetas brasileiros do século XX
c)cantar a pátria é o centro das preocupações
d)encontram-se sonetos, odes, sátiras e autos
e)o verso usado para a composição dos sonetos é o redondilho maior
07.  O culto aos valores universais – o Belo, o Bem, a Verdade e a Perfeição – e a preocupação com a forma  aproximaram o Classicismo de duas escolas literárias posteriores. Aponte a alternativa que identifica essas  escolas:
a)
Trovadorismo e Humanismo
b)
Romantismo e Modernismo
c)
Barroco e Simbolismo
d)Arcadismo e Parnasianismo
08.  Assinale a incorreta sobre Camões:
a)Representa a amadurecimento de língua portuguesa, sua estabilização e a maior manifestação de sua  excelência literária
b)Sua obra compreende os gêneros épico, lírico e dramático
c)Sua lírica compõe-se exclusivamente de redondilhas e sonetos
d)A lírica de Camões permaneceu praticamente inédita. Sua primeira compilação e póstumas, datada de  1595, e organizada sob o título de As Rimas de Luis de Camões, por Fernão Rodrigues Lobo Soropita
09. Não se relaciona à medida nova:
a)predileção por formas fixas
b)sonetos, tercetos, oitavas e odes
c)versos decassílabos
d)influência italiana
e)cultura popular, tradicional
10.  Ainda sobre Camões, assinale a incorreta:
a)A principal diferença entre a poesia lírica e a poesia épica é formal e manifesta-se da utilização de versos  de diferentes metros
b)As redondilhas de Camões seguem os moldes da poesia palaciana do Cancioneiro Geral de Garcia de  Resende e , mesmo na medida velha, o poeta superou seus contemporâneos e antecessores
c)A lírica na medida velha, tradicional, medieval, vale-se dos motes glosados, das redondilhas e são de  cunho galante, alegre madrigalesco
d)Não há um texto definitivo de lírica camoniana. Atribuem-se-lhe cerca de 380 composições líricas,  destacando-se os cerca de 200 sonetos, alguns de autoria controversa
e)Camões teria reunido sua lírica sob o titulo de O Parnaso Lusitano, que se perdeu, e do qual há algumas  referências nas cartas do poetas


 Gabarito do seu teste

01 - A             02 - D            03 - E            04 - B              05 - A
06 - B             07 - D            08 - C             09 - E             10 - A

Barroco-2

01.  Assinale a incorreta:
a)O conceptismo é a vertente barroca voltada para o jogo de idéias, a argumentação sutil que visa a  convencer pelos recursos da lógica
b)A linguagem conceptista é menos rebuscada que a gongórica, volta-se  mais para o conteúdo das  palavras, para a essência de sua significação
c)Cultismo e conceptismo são pólos opostos do Barroco e tendem a ser mutuamente excludentes
d)A linguagem cultista tende ao rebuscamento, ao preciosismo, pelo acumulo de figuras (metáforas,  antíteses, hipérboles, sinestesias, hipérbatos, quiasmos, anáforas etc.)
e)O cultismo, ou gongorismo, é a vertente barroca voltada para as imagens, a manipulação verbal, a  ornamentação estilística
02.  Comparando a oratória sacra de Pe. Antonio Vieira à do Pe. Manuel Bernardes, só podemos dizer que:
a)privilegiam o aspecto conceptista do barroco e refletem, de formas diversas, o fervor religioso da Contra-Reforma
b)são, a rigor, obras luso-brasileiras, já que seus autores viveram na Colônia, refletiram sobre a realidade do Novo Mundo e pregaram sobre ela
c)representam uma oposição aos abusos da Metrópole, do Absolutismo e da Inquisição, prenunciando o racionalismo neoclássico
d)se repartem entre temas políticos e sociais e temas místicos, apoiando-se ora na realidade social, ora nas questões metafísicas e teológicas
e)se dividem entre o Brasil e Portugal, entre o nacionalismo luso e o universalismo da Igreja Católica Romana
03. Assinale a alternativa incorreta sobre o Barroco português:
a)
A cultura acadêmica era frívola, rebuscada e voltada para a bajulação dos poderosos
b)
O surgimento do Mito Sebastianista, associada aos mitos messiânicos do Encoberto e do Quinto  Império, pode ser interpretado como uma reação “nacionalista” à estagnação e decadência do país
c)
Foi mais expressivo na prosa do que na poesia
d)
A poesia épica, voltada para a exaltação dos heróis do passado, foi o gênero literário mais significativo  no Barroco luso
e)
Corresponde a uma fase de decadência de Portugal, primeiro dominado pela Espanha (1580-1640) e  depois pressionado pela concorrência da Holanda e outro países
04.  Relacione:
a) Sermão da Primeira Dominga da Quaresma
b) Sermão da Sexagésima.
c) Sermão de Santo Antônio aos Peixes
d) Sermão XIV do Rosário
e) Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal contra as de Holanda

I.  Contra os maus-tratos aos escravos negros.
II.  Contra a escravidão dos índios.
III. Contra os perigos do protestantismo.
IV.  Contra a ambição dos colonos maranhenses.
V.   Contra os exageros do estilo barroco.
a)I – C; II – E; III – D; IV – B; V – A
b)I – D; II – A; III – E; IV – C; V – B
c)
I – A; II – B; III – C; IV – D; V – E
d)
I – D; II – B; III – A; IV – E; V – C
e)
I – B; II – C; III – A; IV – D; V – E
05.  Assinale a alternativa que não corresponde ao Barroco:
a)Feísmo, pessimismo, oscilação entre o sublime e o grotesco
b)Teocentrismo X Antropocentrismo, Fé X Razão, Alma X Corpo
c)Universalismo, uniformidade de características e projeções
d)Bifrontismo, dualismo, fusionismo, sentido dilemático
e)n.d.a.
06.  Relacione:
a) Prosa didática e moralizante
b) Oratória sacra
c) Historiografia religiosa
d) Teatro
e) Poesia

I .  Antônio José da Silva, o Judeu
II.  Sóror Violante do Céu
III. Manuel de Sousa Coutinho (Frei Luís de Sousa)
IV.  Pe. Manuel Bernardes
V.   Francisco Manuel de Melo e Matias Aires

a)I – D; II – E; III – C; IV – B; V – A
b)I – E; II – A; III – C; IV – D; V – B
c)I – D; II – A; III – C; IV – B; V – E
d)I – A; II – B; III – C; IV – D; V – E
e)I – C; II – A; III – E; IV – B; V – D
07.  A valorização da mulher, característica presente em diversas Escolas Literárias, também está presente no Barroco. Assinale o(s) fragmento(s) dos textos de Gregório de Matos que revelam a característica mencionada:
1- “Sete anos a Nobreza da Bahia
Serviu a uma Pastora Indiana, e bela,
Porém serviu à Índia, e não a ela,
Que à Índia só por prêmio pretendia.”
2- “Não vi na minha vida formosura,
Ouvia falar nela cada dia,
E ouvida, me incitava, e me movia
A querer ver tão bela arquitetura.”
3- “Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada.
Cobrai-a, e não queirais, Pastor Divino,
Perder na vossa ovelha a vossa glória.”
4- “Rompa todo o criado em um gemido,
Que é de ti, mundo? Onde tens parado?
Se tudo neste instante está acabado,
Tanto importa o não ser, como o haver sido.”
5- “Quem a primeira vez chegou a ver-vos,
Nise, e logo se pôs a contemplar-vos,
Bem merece morrer por conservar-vos
E não poder viver sem merecer-vos.”
a)Os fragmentos 2, 3 e 5.
b)Os fragmentos 2 e 5.
c)Os fragmentos 1 e 2.
d)Só o 3º fragmento.
08.  Sobre a poesia produzida pelas Academias Literárias (dos Singulares e dos Gêneros), só não podemos dizer  que:
a)Resulta, muitas vezes, do propósito de exibir a habilidade versificatória dos acadêmicos
b)foi unida em duas antologias : Fênix Renascida e Pastilhão de Apolo
c)Representa uma resistência contra os exageros imagéticos e formais do Barroco
d)Reflete a frivolidade e o rebuscamento da elite aristocrática e burguesa, em uma época de crise e  decadência do país
09. Relacione:
a) Francisco Manuel de Melo
b) Sóror Mariana Alcoforado
c) Francisco Rodrigues Lobo
d) Pe. Manuel Bernardes
e) Antônio José da Silva, o Judeu

I. Cartas Portuguesas
II.  Corte na Aldeia
III. Nova Floresta
IV.  Carta de Guia aos Casados
V.   As Guerras do Alecrim e da Manjerona

a)I – D; II – B; III – E; IV – C; V – A
b)I – C; II – B; III – A; IV – E; V – D
c)I – E; II – A; III – D; IV – C; V – B
d)I – A; II – B; III – C; IV – D; V – E
e)I – B; II – C; III – D; IV – A; V – E
10.  (ITA) Marque a opção que identifica autor e período literário a que pertence o seguinte excerto:
"Esta foi a origem do pecado original, e esta é a causa original das doenças do Brasil - tomar o alheio, cobiças, interesses, ganhos e conveniências particulares, por onde a justiça se não guarda e o Estado se perde. Perde-se o Brasil, Senhor (digamo-lo em uma palavra), porque alguns ministros (...) não vêm cá buscar o nosso bem, vêm cá buscar os nossos bens. Assim como dissemos que se perdeu o mundo, porque Adão fez só a metade do que Deus lhe mandou, em sentido averso - guardar sim, trabalhar não -, assim podemos dizer que que se perde também o Brasil, porque alguns de seus ministros não fazem mais que a metade do que (...) lhes manda."
a)Rui Barbosa - Modernismo
b)Frei José de Santa Rita Durão - Arcadismo
c)Lima Barreto - Pré-Modernismo
d)Padre Vieira - Barroco
e)Padre Bernardes - Neoclassicismo


 Gabarito do seu teste

01 - C             02 - A            03 - D            04 - B              05 - E
06 - A             07 - B            08 - C             09 - E             10 - D

Arcadismo - Pré Romantismo

01.  (CESEP - PE)
I - "O momento ideológico, na literatura do Setecentos, traduz a crítica da burguesia culta, ilustrada, aos abusos da nobreza e do clero."
II - "O momento poético, na literatura do Setecentos, nasce de um encontro, embora ainda amaneirado, com a natureza e os afetos comuns do homem".
III - "Façamos, sim, façamos doce amada / Os nossos breves dias mais ditosos." Estes versos desenvolvem o tema do carpe diem.
a)todas as proposições são corretas
b)só a proposição I é correta
c)só a proposição II é correta
d)são corretas somente as proposições I e II
e)só a proposição III é correta
02.  Sobre Bocage, assinale a informação incorreta:
a)A capacidade de representar o traço caricatural e ridículo de situações e pessoas, aliada à versificação fluente e precisa, à linguagem próxima da oralidade, fazem-nos rir, até nas passagens vulgares, mesmo quando discordamos da visão distorcida e encobertamente moralista
b)Além de produzir poesia culta, foi poeta popular e exímio improvisador
c)Os alvos privilegiados de sua sátira foram os mulatos e os mestiços das colônias orientais. É contra eles que mostra a presunção de superioridade do branco europeu, o racismo e o preconceito
d)Sob a linguagem grosseira, mas sempre divertida, com que representa situações escabrosas, revela-se, muitas vezes, um moralismo bastante convencional, machista e preconceituoso
e)A sátira bocagiana é superior à sua produção lírica, além de ser muito mais popular, autêntica e original
03. (MACKENZIE) Sobre a obra de Bocage, é correto afirmar que:
a)pode ser colocada como ponto máximo da poesia romântica portuguesa
b)seus sonetos contêm o mais alto sopro de seu talento lírico, sendo considerado um dos maiores sonetistas da língua
c)não supera regras e as coerções literárias ligadas ao movimento arcádico
d)a sátira ocupa o lugar de maior importância em seu desenvolvimento
e)basicamente se faz de anedotas, todas se aproximando da obscenidade grosseira
04.  "O poeta que não seguir  aos Antigos perderá de todo o norte, e não poderá jamais alcançar aquela força, energia e majestade que nos retratam o famoso e angélico semblante da Natureza.
Devemos imitar e seguir os Antigos: assim no-lo ensina Horácio, no-lo dita a razão; e o confessa todo o mundo literário."
O texto acima, de autoria de Correia Galvão, um dos fundadores da Arcádia Lusitana, define propostas do neoclassicismo que:
a)propõem a valorização do subjetivismo e da originalidade
b)se incompatibilizam com a tradição renascentista
c)contradizem os ideais clássicos
d)serão retomadas e adaptadas, no século XIX, pelo Parnasianismo
e)serão integralmente respeitadas por Bocage
05.  Movimento estético que gravita em torno de três diretrizes, Natureza, Verdade e Razão, buscando fazer da literatura a "expressão racional da natureza para, assim, manifestar a verdade". Trata-se do: 
a)Simbolismo
b)Modernismo
c)Neoclassicismo
d)Barroco
e)Romantismo
06.  (FUVEST) De Bocage, pode-se dizer que:
a)escreveu contos eróticos
b)é o expoente máximo da poesia portuguesa do século XVIII
c)representa a poesia parnasiana em Portugal
d)foi grande cultor do soneto barroco
e)passou a maior parte de sua vida no Brasil
07.  Assinale a incorreta sobre Bocage
a)A tensão entre o racionalismo neoclássico e o individualismo pré-romântico é um dos eixos temáticos de sua obra
b)À semelhança de Gregório de Matos, notabilizou-se como poeta satírico e como poeta lírico
c)A lírica bocagiana evoluiu do Arcadismo convencional para o egocentrismo pré-romântico
d)Foi fundador da Escola Arcádia Lusitana, em 1756, e pertenceu à Nova Arcádia, mas rompeu com as duas agremiações
08.  (FUVEST) Bocage foi:
a)um poeta pré-romântico
b)o poeta mais representativo do Arcadismo em Portugal
c)o poeta mais representativo do Arcadismo no Brasil
d)o escritor-chave para a compreensão do movimento barroco
09. Bocage só não escreveu:
a)poesia lírica reflexiva
b)poesia lírica bucólica
c)poesia encomiástica e de circunstância
d)poesia satírica e obscena
e)poesia épica
10.  (MACKENZIE) Sobre Bocage, é incorreto afirmar que:
a)em sua obra lírica, o Arcadismo interessou apenas como postura, aparência, pois, no fundo, o poeta foi um pré-romântico
b)como poeta satírico, ironizou contemporâneos seus, o clero, a nobreza decadente
c)como abriu mão totalmente dos valores neoclássicos, desprezou o apuro formal, o bucolismo e a postura pastoril
d)o subjetivismo, a confidência de sua vida interior, a confissão foram elementos freqüentes em sua obra lírica
e)houve, notada inclusive por ele mesmo em um famoso soneto, uma série de semelhanças entre sua vida e a de Camões


 Gabarito do seu teste

01 - A             02 - E            03 - B            04 - D              05 - C
06 - B             07 - D            08 - A             09 - E             10 - C

Realismo e Naturalismo

01.  No texto a seguir, Machado de Assis faz uma crítica ao Romantismo: Certo não lhe falta imaginação; mas  esta tem suas regras, o astro, leis, e se há casos em que eles rompem as leis e as regras é porque as  fazem novas, é porque se chama Shakespeare, Dante, Goethe, Camões. Com base nesse texto, notamos que o autor:
a)Entende a arte como um conjunto de princípios estéticos consagrados, que não pode ser manipulado por  movimentos literários específicos
b)Entende que Naturalismo e o Parnasianismo constituem soluções ideal para pôr termo à falta de invenção  dos românticos
c)Refuga o Romantismo, na medida em que os autores desse período reivindicaram uma estética oposta à clássica
d)Preocupa-se com princípios estéticos e acredita que a criação literária deve decorrer de uma elaborada  produção dos autores
e)Defende a idéia de que cada movimento literário deve ter um programa estético rígido e inviolável
02.  Das citações apresentadas abaixo, qual não apresenta, evidentemente, um enfoque naturalista?
a)À porta dos leilões aglomeravam-se os que queriam comprar e os simples curiosos
b)Os cães, estendidos pelas calçadas, tinham uivos que pareciam gemidos humanos
c)Às esquinas, nas quitandas vazias, fermentava um cheiro acre de sabão da terra e aguardente
d)... batiam-lhe com a biqueira do chapéu nos ombros e nas coxas, experimentando-lhes o vigor da  musculatura, como se estivesse a comprar cavalos
e)... as peixeiras, quase todas negras, muito gordas, o tabuleiro na cabeça, rebolando os grossos quadris  trêmulos e as tetas opulentas
03.  O mesmo da questão anterior:
a)O quitandeiro, assentado sobre o balcão, cochilava a sua preguiça morrinhenta, acariciando o seu imenso  e espalmado pé descalço
b)... uma preta velha, vergada por imenso tabuleiro de madeira, sujo, seboso, chio de sangue e coberto por  uma nuvem de moscas...
c)A Praia Grande, a Rua da Estrela contrastavam todavia com o resto da cidade, porque era aquela hora  justamente a de maior movimento comercial
d)Viam-se deslizar pela praça os imponentes e monstruosos abdomes dos capitalistas
e)... viam-se cabeças  escarlates e descabeladas, gotejando suor por debaixo do chapéu de pêlo
04.  A respeito de Realismo, pode-se afirmar:
I Busca o perene humano no drama da existência
II Defende a documentação de fatos e a impessoalidade do autor perante a obra
III Estética literária restritamente brasileira; seu criador é Machado de Assis.
a)As três afirmações são corretas
b)São corretas apenas II e III
c)As três informações são incorretas
d)Apenas III é correta
e)São corretas I e III
05.  O realismo foi um movimento de:
a)irracionalismo
b)maior preocupação com a objetividade
c)volta ao passado
d)exacerbação ultra-romântica
e)moralismo
06.  Podemos verificar que o Realismo revela:
I senso do contemporâneo. Encara o presente do mesmo modo que romantismo se volta para o passado ou para o futuro.
II o retrato da vida pelo método da documentação, em que a seleção e a síntese operam buscando um  sentido para o encadeamento dos fatos.
III técnica minuciosa, dando a impressão de lentidão, de marcha quieta e gradativa pelos meandros dos  conflitos, dos êxitos e dos fracassos.
a)as três afirmativas forem corretas
b)apenas a afirmativa III for correta
c)três afirmativas forem incorretas
d)as afirmativas II e III forem corretas
e)as afirmativas I e II forem corretas
07.  Considerando-se iniciado o movimento realista no Brasil quando: 
a)José de Alencar publica Lucíola
b)Aluísio de Azevedo publica O Homem
c)Machado de Assis publica Memória Póstumas de Brás Cubas
d)As alternativas a e c são válidas
08.  Assinale a única alternativa incorreta:
a)O cientificismo do século XIX forneceu a base da visão do mundo adotada, de um modo geral, pelo Naturalismo
b)O Realismo não tem nenhuma ligação com o Romantismo
c)O Realismo apresenta análise social
d)
A atenção ao detalhe é característica do Realismo
09.  O realismo, como escola literária, é caracterizado:
a)pelo culto da forma
b)pelo subjetivismo
c)pelo exagero da imaginação
d)pela preocupação com o fundo
e)pelo objetivismo
10.  Examine as frases abaixo
I Os representantes do Naturalismo faze aparecer na sua obra dimensões metafísica do homem, passando a encará-lo como um complexo social examinando à luz da psicologia.
II No Naturalismo, as tentativas de submeter o Homem a leis determinadas são conseqüências das ciências, na segunda metade do século XIX.
III Na seleção de "casos" a serem enfocados, os naturalistas demonstram especial aversão pelo anormal e pelo patológico.
Pode-se dizer corretamente que:
a)nenhuma está certa
b)existem duas certas
c)só a I está certa
d)só a II está certa
e)só a III está certa


 Gabarito do seu teste

01 - D            02 - A            03 - C             04 - E              05 - B
06 - A            07 - C            08 - B             09 - E             10 - D

Quinhentismo Século XVI

01.  São características da poesia do Padre José de Anchieta:
a)linguagem cômica, visando a divertir os índios; expressão em versos decassílabos, como a dos poetas  clássicos do século XVI
b)a temática, visando a ensinar os jovens jesuítas chegados ao Brasil
c)função pedagógica; temática religiosa; expressão em redondilhas, o que permitia que fossem cantadas
ou recitadas facilmente
d)temas vários, desenvolvidos sem qualquer preocupação pedagógica ou catequética
e)n.d.a.
02.  (UFV) Leia a estrofe abaixo e faça o que se pede:
Dos vícios já desligados
nos pajés não crendo mais,
nem suas danças rituais,
nem seus mágicos cuidados.
(ANCHIETA, José de. O auto de São Lourenço [tradução e adaptação de Walmir Ayala] Rio de Janeiro: Ediouro[s.d.]p. 110)
Assinale a afirmativa verdadeira, considerando a estrofe acima, pronunciada pelos meninos índios em procissão:
a)A presença dos meninos índios representa uma síntese perfeita e acabada daquilo que se convencionou  chamar de literatura informativa
b)Os meninos índios representam a revolta dos nativos contra a catequese trazida pelos jesuítas, de quem  querem libertar-se tão logo seja possível
c)Os meninos índios são figura alegóricas cuja construção como personagens atende a todos os requintes  da dramaturgia renascentista
d)Os meninos índios estão afirmando os valores de sua própria cultura, ao mencionar as danças rituais e  as magias praticadas pelos pajés
e)Os meninos índios representam o processo de aculturação em sua concretude mais visível, como  produto final de todo um empreendimento do qual participaram com igual empenho a Coroa Portuguesa e a Companhia de Jesus
03.  A importância das obras realizadas pelos cronistas portugueses do século XVI e XVII é:
a)caracterizar a influência dos autores renascentistas europeus
b)sobretudo documental
c)a deterem sido escritas no Brasil e para brasileiros
d)determinada exclusivamente pelo seu caráter literário
e)n.d.a.
04.  As primeiras manifestações literárias que se registram na Literatura Brasileira referem-se a:
a)Literatura informativa sobre o Brasil (crônica) e literatura didática, catequética (obra dos jesuítas)
b)Poesia épica e prosa de ficção
c)Obras de estilo clássico, renascentista
d)Poemas românticos indianistas
e)Romances e contos dos primeiros colonizadores
05.  Anchieta só não escreveu:
a)autos religiosos, à maneira do teatro medieval
b)um dicionário ou gramática da língua tupi
c)cartas, sermões, fragmentos históricos e informações
d)poesias em latim, portugueses, espanhol e tupi
e)sonetos clássicos, à maneira de Camões, seu contemporâneo
06.  (UNIV. FED. DE SANTA MARIA) Sobre a literatura produzida no primeiro século da vida colonial brasileira, é correto afirmar que:
a)Inicia com Prosopopéia, de Bento Teixeira
b)É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesuítica
c)Descreve com fidelidade e sem idealizações a terra e o homem, ao relatar as condições encontradas no  Novo Mundo
d)Os textos que a constituem apresentam evidente preocupação artística e pedagógica
e)É formada principalmente de poemas narrativos e textos dramáticos que visavam à catequese
07.   (UNISA) A “literatura jesuíta”, nos primórdios de nossa história:
a)visa à catequese do índio, à instrução do colono e sua assistência religiosa e moral
b)tem grande valor informativo
c)está a serviço do poder real
d)tem fortes doses nacionalistas
08.   A literatura de informação corresponde às obras:
a)arcádicas
b)de jesuítas, cronistas e viajantes
c)barrocas
d)
do Período Colonial em geral
09.   Qual das afirmações não corresponde à Carta de Caminha?
a)Composição sob forma de diário de bordo
b)Observação do índio como um ser disposto à catequização
c)Aproximações barrocas no tratamento literário e no lirismo das descrições
d)Mistura de ingenuidade e malícia na descrição dos índios e seus costumes
e)Deslumbramento diante da exuberância da natureza tropical
10.  Dentre os principais autores do quinhentismo temos:
I - Ambrósio Fernandes Brandão
II - Pero Lopes e Sousa
III - Pero de Magalhães Gândavo
a)I e II estão corretas
b)I e III estão corretas
c)I e II e III estão corretas
d)II e III estão corretas
e)
I e II e III estão incorretas.


 Gabarito do seu teste

 01 - C           02 - E             03 - B             04 - A              05 - E
06 - B            07 - A            08 - D             09 - C             10 - C
Template Rounders modificado por ::Blogger'SPhera::
| 2008 |